Bárbara, de 31 anos, está no MasterChef Profissionais 2023, que estreia nesta terça-feira (19), às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea em Band.com.br e Bandplay. Conheça todos os participantes da temporada aqui.
A chef de cozinha e professora de gastronomia é natural de Brasília (DF), cidade onde vive com o marido, Rafael, que é seu grande incentivador, e os filhos. Ela tem 13 anos de carreira e comanda o restaurante Afeto, na capital federal, cujo cardápio conta com releituras de receitas tradicionais da culinária brasileira. “Nós trabalhamos de forma criativa. O que nós entregamos no restaurante tem muita verdade, energia… Transformamos a comida em afeto”, diz em bate-papo com o Band.com.br.
A chef nunca pensou em se inscrever na competição, mas um “empurrão” do marido fez Babi, como ela é conhecida, apostar na ideia. “Fiz a inscrição sem acreditar que seria possível. Quando a sorte chega, a gente tem que se preparar para isso, e eu me preparei. Minha trajetória é de muita dedicação e esforço. Sempre batalhei muito. Meus pais abriram mão de muitas coisas para me dar o que eu tenho. Então, estou muito feliz por estar aqui hoje, honrando as pessoas que batalharam por mim”, celebra.
“A cozinha faz parte da minha vida”
A participante da quinta temporada do talent show decidiu no ensino médio que cursaria a faculdade de gastronomia. “A cozinha sempre fez parte da minha vida. Sempre estive ao redor da mesa com a família. Acho que esses momentos me trouxeram tantas coisas boas que resolvi levar isso para a minha vida”, conta Babi.
Com o apoio total dos pais, ela mergulhou nesse universo e começou a trabalhar cedo na área. “Arrumei meu primeiro emprego logo quando entrei na faculdade, no restaurante do Terraço Itália, em São Paulo”, lembra. Babi também tem no currículo passagens por outros restaurantes renomados, como Pujol, no México, considerado um dos melhores do mundo, e DOM, comandado pelo chef Alex Atala. “Passei por experiências muito relevantes, significativas e que me fizeram mais forte”, reflete.
Hoje, ela também divide a paixão pelo trabalho como chef com a docência: Bárbara é professora universitária e afirma que a relação com os estudantes a transformou como profissional. “A docência é um mundo muito legal. Você aprende muito mais do que ensina”, garante.
“De zero a 100 em um minuto”
A chef de cozinha está pronta para o novo desafio e promete se dedicar ao máximo no MasterChef Profissionais. “Sou focada e dedicada. Tem que entregar? Vou entregar”, declara. Entretanto, Babi se define como uma pessoa explosiva. “Se algo der errado, vou de zero a 100 em um minuto. Fico nervosa, brava… E não gosto de injustiça”, completa.
Ganhar o MasterChef é um reconhecimento profissional para Babi. Se “chegar lá”, com o prêmio, ela também quer expandir o restaurante Afeto. “Tenho vontade de escrever um livro, ter um programa de TV e mudar – ainda mais – a vida das pessoas por meio da educação”, finaliza. Boa sorte, Babi!