Qual é o segredo do bacalhau perfeito? Precisa ser sem a espinha? Jacquin conta!

Preparos clássicos do peixe serão tema de prova do MasterChef no episódio 19

Por Guilherme Machado

Bacalhau será tema de prova do MasterChef
Marcelinho SAntos/Band

No MasterChef desta terça-feira (1º), os cozinheiros amadores que acabarem na eliminação terão que reproduzir uma receita clássica de bacalhau. A prova exigirá muita técnica e cuidado dos participantes. Mas afinal, como preparar o bacalhau perfeito? Em conversa com o Band.com.br, o chef Erick Jacquin dá algumas dicas. 

Em primeiro lugar, ele enfatiza que é preciso prestar atenção na quantidade de sal do peixe.

“Precisa experimentar e ver se o bacalhau está muito salgado. Muito salgado é ruim, mas a falta de sal também é. Precisa ser equilibrado”, explica. 

Em segundo, o francês detalha que o ponto do bacalhau é crucial: “O peixe deve fazer igual uma folha, que fica transparente, para dar o ponto certo".

Por fim, Jacquin diz que o tempero faz toda a diferença para o preparo do peixe, pois é ele que levanta o sabor. Algumas boas opções para temperar o bacalhau são salsinha e cebolinha, temperos à base de peixe, coentro e azeite. 

E a espinha?

É necessário tirar a espinha do peixe para deixá-lo mais saboroso? Jacquin diz que o prato fica mais “gastronômico”, mas que não é um processo obrigatório.

“A gente tira a espinha do peixe para ser mais gastronomia, mais chique. Mas é normal, o peixe nasceu com a espinha. Vai reclamar do quê? Você reclama se achar um parafuso dentro do peixe”, ressalta ele. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.