Alfajor é uma paixão nacional na Argentina. Vivendo no país desde fevereiro, o cozinheiro amador Heitor, que participou da 8ª temporada do MasterChef, notou o fascínio da população local pelo doce logo nas primeiras semanas em Buenos Aires. Por lá, é comum encontrar o produto a venda em “qualquer esquina”.
Apaixonado por gastronomia, Heitorzinho, como ficou conhecido entre o público, decidiu aproveitar a estada para experimentar diferentes versões da sobremesa. Até o momento foram mais de 20 degustações. O resultado ele compartilha em entrevista ao Band.com. Fique de olho nas dicas!
De toda a experiência, as receitas que mais marcaram o ex-participante foram as artesanais e caseiras, encontradas em padarias e restaurantes. É o caso da versão que segura na foto de abre da matéria. Repare que o doce é tão caprichado que ocupa toda a palma de sua mão.
Heitor conta que já encontrou mais de 100 variedades da receita. São muitas versões, com preços e sabores. “Alguns são mais grossos, outros têm especiarias. Há aqueles com várias camadas de chocolate e as marcas que já são famosas e consagradas”, explica.
“As escolhas são muito particulares”, diz ele. Tudo depende do gosto de quem vai comer e de quais ingredientes mais gosta. De qualquer forma, vale ficar de olho: “A data de fabricação interfere e, quanto mais fresco, melhor. Por mais que digam que alguns duram meses [os industriais], se está mais perto da fabricação ele é mais gostoso.” Anotado?
A média de preços gira em torno de R$ 3 e Heitor conta que algumas lojinhas, mesmo pequenas, chegam a ter de 15 tipos do doce. Abaixo, o cozinheiro lista seus favoritos. Veja:
1- Capitan Del Espacio x3
Querido entre os argentinos, o alfajor Capitain foi criado por dois amigos há mais de 60 anos. Durante muito tempo, a fabricação era artesanal e não atendia a demanda dos clientes, tornando o produto difícil de ser encontrado. A “exclusividade” deixou a marca ainda mais famosa. Hoje, eles produzem 4 sabores (branco, chocolate, frutas e triplo) e acumulam fãs que já até tatuaram o logo da marca.
2- Cachafaz
Apesar de premium, é fácil de ser encontrado no mercado e bastante gostoso. Você pode comprar a unidade ou caixas com 6, 12 e 24 itens. A marca produz 4 sabores: o clássico, chocolate branco, mousse e maisena. Todos são de ótima qualidade!
3- Havanna
Vende no Brasil! Os alfajores da Havanna são famosos em todo o mundo e a dica do Heitor é investir na caixa de mistos, que contempla duas coberturas: de merengue e chocolate ao leite.
4- Jorgito
Querido entre os locais, o Jorgito faz parte da história dos argentinos. É aquele doce que eles comiam na infância e que promovem uma volta ao passado aguçada pelo paladar. Vale provar!
5- Madero
Quinto, mas não menor importante, Madero é uma homenagem para um dos bairros mais populares de Buenos Aires, Puerto Madero. Os alfajores são vendidos em belas embalagens e, além de gostosos, podem ser ótimos presentes. #FicaADica