Masterchef

Qual é o gosto das carnes de pato, búfalo e timo de boi? Saiba como é cada uma

Proteínas de diversos países vão rechear a cozinha do MasterChef no 9º episódio da décima temporada; veja qual é o sabor de algumas delas

Da Redação, com MasterChef

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Carlos Reinis/Band

Cada país ao redor do globo tem peculiaridades no cardápio que vão desde os alimentos básicos até as proteínas. No 9º episódio da décima temporada do MasterChef, os competidores terão que preparar, na brasa, carnes famosas na cozinha internacional, como pato, búfalo e timo de boi.  

Para explicar quais são os sabores dessas proteínas, pouco consumidas em muitos estados do Brasil, o Band.com.br falou com um especialista e resgatou, também, a opinião de ex-participantes do programa que, na 8ª temporada, também tiveram que cozinhar com carnes exóticas. Veja qual é o sabor de cada uma delas abaixo: 

Qual é o sabor da carne de pato? 

“Lembra a carne de galinha ou galo caipira e, em textura, é mais rígida do que a carne de frango, também é mais escura. O sabor da coxa e da sobrecoxa se assemelha ao da galinha caipira, porém o peito tem uma capa de gordura considerável. É uma carne mais avermelhada, o que a faz ter uma característica de sabor bem diferente. O mais próximo dessa carne seria misturar o sabor do frango com a gordura de porco, faz sentido?”, questiona Kelyn, finalista da oitava temporada do MasterChef. 

E o gosto da carne de búfalo? 

“A carne de búfalo é um pouco mais dura do que a carne de boi. Assim como a capa de gordura da picanha, é bem mais branca do que a bovina. Gostei bastante de trabalhar com esse tipo de proteína e achei a cor um pouco mais escura”, diz Sérgio, participante da 8ª temporada.

Como fazer e qual é o sabor do timo de boi?

Também conhecido como molleja, o timo de boi é uma glândula parecida com a tireoide dos humanos. Tradicionalmente feito na brasa, é um prato comum na Argentina. “Tem que ser assado bem, no fogo médio, e tem uma textura parecida como uma picanha com gordura, mas um pouco adocicada”, garante o chef Vinicius Aguiar. 

Ele explica ainda que há um timo retirado da garganta do boi e outro do coração. “Do pescoço é uma carne mais magra e do coração é mais saborosa, tem mais gordura. Depende muito da Região: na Argentina comem mais a do coração, no Uruguai já é a do pescoço", finaliza. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.