Adivinhar de quem Roberto Bins Jr. é pai, dentre os jurados do MasterChef Brasil, é tarefa fácil. Seu sotaque gaúcho entrega o parentesco com Helena Rizzo que, mesmo morando há anos em São Paulo (SP), ainda preserva o modo de falar de Porto Alegre (RS). E, apesar da distância física que os separa, Roberto garante que mantém contato constante com a filha
"A coisa da distância que é ruim, mas a gente se fala sempre, se fala praticamente todos os dias", conta o pai de Helena, em entrevista ao Band.com.br, em entrevista que celebrar o Dia dos Pais. Nas chamadas por vídeo, ele e sua esposa, Ivone Rizzo Bins, conversam não só com a filha, mas também com Manu, neta do casal. Ele também diz que a família sempre procura se ver pessoalmente, sejam em encontros no Sul ou no Sudeste.
Como era Helena Rizzo criança?
Desde a infância de Helena, Roberto percebia o interesse da filha pela cozinha. "Quando ela era guriazinha, a gente ia para uma chácara do meu pai, e ela sempre brincava de fazer comidinha com sementinhas", relembra. "Nos aniversários, ela sempre queria experimentar o que era diferente, e não o que as outras crianças estavam comendo. Ela sempre gostou de investigar."
É muito provável que a influência de Helena na cozinha tenha vindo de Roberto que, além de saber fazer o tradicional churrasco gaúcho, também costuma preparar paella — que ele deduz ser a comida que ele faz e que sua filha mais gosta. Ao ser perguntado sobre seu prato preferido feito por Helena, o patriarca se derrete e responde: "Eu gosto de tudo que ela faz! [risos]".
E se, por um lado, o pai de Helena aprendeu muitas coisas com a filha, ele acredita que também passou ensinamentos a ela. "Essa paella que eu faço tem todo um pré-preparo, um mise en place. Acho que ela me viu fazendo e talvez tenha se influenciado bastante", explica.
Orgulho do pai
Roberto declara que Helena é uma filha "maravilhosa e exemplar" e que, em suas palavras, ele é um pai orgulhoso. Isso fica evidente quando é questionado sobre qual é a memória mais marcante que tem com a filha. Emocionado, ele responde: " Uma coisa que eu acho que me tocou bastante foi quando ela ganhou o prêmio de melhor chef do mundo."
Em 2014, Helena foi eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista britânica Restaurant. "A gente foi com ela a Londres, chique", recorda Roberto. E mesmo tendo uma chef mundialmente reconhecida cozinhando ao seu lado nos encontros de família, ele garante que não se sente intimidado: "Nem um pouco, é minha filha."
Nessa família, o almoço do Dia dos Pais com certeza é nível MasterChef. Parabéns pelo dia, seu Roberto!