É noite de semifinal no MasterChef Brasil desta terça-feira (05)! Ana Carolina, Danilo, Jucy, Luma e Wilton precisarão dar tudo de si para garantir uma das duas vagas na decisão da 10ª temporada. Já na primeira prova do episódio, os competidores vão ter o desafio de preparar um zampone. Mas o que é isso?
O zampone é um embutido feito com a pele do pé do porco e recheado com carne suína, inclusive a do próprio pé. A iguaria surgiu no norte da Itália por volta do século 16 e é geralmente servida com lentilha, fagiole (feijão) ou massa.
Para fazer o zampone, primeiro é preciso desossar o pé de porco, preservando a integridade da pele e do casco. "Aqui no Brasil, como os porcos são pendurados pelo tendão, geralmente o pé tem um corte na pele. Por isso temos que costurar esse corte", explica o chef Vinicius Aguiar, produtor gastronômico e juiz internacional de churrasco pela KCBS.
Para rechear a pele, usa-se a própria carne desossada do pé e outros cortes suínos temperados com especiarias. Depois de recheado, é preciso costurar e fechar o zampone. "É um processo bem delicado. Tem que tomar muito cuidado na hora de costurar a ponta para fechar toda a carne processada dentro", enfatiza o especialista.
Na hora de cozinhar, é muito importante a peça estar bem amarrada e enrolada em um pano. O chef explica que isso é fundamental para não entrar água no embutido e preservar seu sabor e textura.
Qual gosto tem o zampone?
Por ser um embutido, o processo para se fazer o zampone é semelhante ao de um salame ou presunto cru, por exemplo. Seu sabor, no entanto, assemelha-se ao de uma linguiça, por conta das especiarias usadas e dos pedaços de carne usados no recheio.
O chef explica ainda que é possível, sim, encontrar o zampone pronto em alguns empórios, principalmente na capital paulista, mas será preciso um tanto de dedicação para isso. "Tem algumas fábricas que já estão produzindo o zampone no Brasil. Não é fácil de encontrar, mas existe", conclui.