Os competidores do MasterChef Brasil terão um desafio envolvendo a culinária japonesa nesta terça-feira (25). Para escapar da eliminação e garantir seu lugar no mezanino, os cozinheiros amadores deverão preparar trios de petiscos inspirados nos izakayas, um tipo de estabelecimento típico do Japão. Mas o que são eles?
O izakaya pode ser descrito como um boteco japonês. É um local casual em que as pessoas vão após o horário de trabalho para petiscar e consumir bebidas alcóolicas. O nome vem da junção de "sentar-se" com "loja de saquê", uma vez que esses locais vendiam apenas bebidas alcóolicas e ofereciam lugares para os clientes se sentarem.
Ao longo dos anos, os izakayas se tornaram um lugar onde as pessoas se encontram com amigos e colegas de trabalho para relaxar. Eles se espalharam pelo mundo, inclusive no Brasil, mais especificamente em São Paulo (SP), onde há a maior comunidade de japoneses fora do Japão.
Além de servirem pratos mais conhecidos da culinária japonesa, como sushi e sashimi, os clientes encontram outros pratos mais tradicionais e caseiros dessa gastronomia. Alguns exemplos são o yakitori (espetinho de frango grelhado), o karaage (frango frito) e o sunomono (conserva de pepino).