Quem não ama comer um delicioso peixe? No MasterChef desta terça-feira (18), o ingrediente será tema da prova de eliminação. Os cozinheiros do 2º grupo de participantes devem criar suas próprias versões de um famoso preparo brasileiro: o pintado na telha.
Tradicional nos estados de Goiás e do Espírito Santo, a receita pode levar peixe de rio ou de água salgada e cada local tem uma versão favorita.
A telha, ao longo do processo, serve como uma forma, mas tem papel importante também no sabor. Esta é uma técnica ancestral e muito antiga. No processo, o barro atinge uma temperatura alta e agrega ao prato um toque defumando.
Na cozinha do MasterChef ou para quem vai preparar a receita em casa, no forno ou na churrasqueira, é importante ter atenção e trabalhar bem a temperatura do fogo. Além disso, cuidados com os temperos, com o acompanhamento e com o ponto da carne são essenciais. Peixe é uma proteína sensível, e pode ressecar facilmente.
Abaixo, veja receita de peixe na telha realizada pelo chef Daniel Bork, no programa Dia a Dia. É um arquivo da Band direto para a sua mesa!
Ingredientes:
8 postas de peixe
Suco de 2 limões
1 colher de sopa de sal
3 colheres de sopa de azeite
5 dentes de alho picados
2 pimentões grandes e em rodelas (1 verde e 1 vermelho)
1 colher de sopa de açafrão-da-terra
1 colher de café de colorau
4 tomates em rodelas
3 cebolas em rodelas
1 pimenta-dedo-de-moça picada
½ maço de salsa picada
Modo de preparo:
Tempere os peixes com sal e pimenta. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Coloque os pimentões, o açafrão, o colorau e refogue. Monte seu prato. Em uma telha de barro, própria para uso culinário, coloque o refogado no fundo, disponha todos os tomates e as cebolas. Em seguida, coloque as postas, umas sobre a outra, de maneira inclinada. Regue com o leite de coco, coloque a salsa, cubra com papel alumínio e leve ao forno quente a 200ºC por cerca de 40 minutos. Retire e sirva.