No MasterChef Brasil desta terça-feira (29), os cozinheiros amadores tiveram uma aula muito especial com Helena Rizzo. Na prova de eliminação, a chef ensinou a fazer um nhoque de mandioquinha com dashi de tucupi. O prato é uma das entradas do Maní, restaurante comandado pela jurada.
O preparo do nhoque é bastante inusitado e não leva farinha de trigo, ou seja, é perfeito para quem algum tipo de intolerância ou alergia ao glúten. Na aula, a jurada explicou que esse é um "nhoque invertido": em vez de preparar a massa para depois cozinhá-la, nesta receita a massa é cozida e, depois, resfriada para que se corte os nhoques.
O principal ingrediente para esse nhoque é a farinha de arauta, ingrediente rico em amido. Para a receita, Helena usa 500 gramas de mandioquinha e 80 gramas de farinha de arauta.
Como fazer nhoque sem farinha
Para o nhoque, cozinhe a mandioquinha até que fiquem macias e faça um purê. Com ele ainda morno, misture a farinha de arauta e mexa até que fique na consistência de um aligot.
Coloque a massa em uma manga de confeiteiro e faça cilindros com ela. Disponha-os em uma forma com água e gelo para que resfriem. Quando a massa estiver fria, retire e corte os nhoques. Em seu restaurante, Helena serve o prato com um dashi feito de tucupi e jambu.
Para se inspirar, que tal conferir as receitas das duas participantes? Veja abaixo: