Idade é só um número para Ellen. Aos 24 anos, a pernambucana de Olinda chega ao MasterChef Profissionais com uma bagagem cheia de experiências: além da formação em gastronomia, já esteve na cozinha de dois hotéis em Fernando de Noronha (inclusive na da famosa Pousada do Zé Maria) e de restaurante especializado em carnes na capital Recife. Seu segredo para levar a competição? “O tempero nordestino”, conta em entrevista ao Band.com.br.
A paixão de Ellen pela cozinha, aliás, vem do sangue – como ela mesma disse na entrevista. Isso porque seu pai, falecido há 11 anos de câncer, também era cozinheiro. “As três primeiras receitas que aprendi na infância, em casa com a minha família, por volta dos 10 anos, foram lasanha bolonhesa, bolo e pão de batata”, afirma. “Essas são as especialidades da família”, completa. Foram com essas receitas que o amor despertou.
A quarta temporada do MasterChef Profissionais estreia na terça-feira, dia 13 de setembro, na Band, às 22h30, com transmissão simultânea no site e BandPlay.
Galeria de Fotos
MasterChef Profissionais: Conheça os participantes da nova temporada do programa 1/12
O amor, aliás, pela família, será o “amuleto” de Ellen na competição. A mãe da cozinheira faleceu há poucos meses, após uma parada cardíaca por complicações de uma cirurgia. “Estou representando-os, dando esse programa para eles de um jeito bonito, de um jeito sofisticado”, diz. “Quando passei na primeira fase [da seleção do MasterChef] ela estava comigo e vibrou muito, comemorou. Na terceira, ela já não estava. Eu quis continuar por ela e pelo meu pai, para representar a cozinha que ele tem me ensinado desde o início”, complementa.
A pernambucana estudou gastronomia e se formou em 2019. A tomada de decisão pela carreira aconteceu cinco anos antes, em 2014, enquanto assistia justamente ao MasterChef Profissionais: “Me lembro de pensar: ‘Oxe, isso pode ser mesmo profissão’, e ali me decidi”, relembra.
Além dos hotéis em Noronha, e do restaurante especializado em carnes no Recife, Ellen já passou por cozinhas de hotéis de comidas clássicas, alimentos saudáveis e até doceria. Contudo, enquanto o tempero nordestino é seu ponto forte, a confeitaria pode ser o fraco. “Por mais que a gente [cozinheiros de forma geral] saiba algumas técnicas, a gente não é expert nisso”, diz. “Meu outro ponto fraco, talvez, seja confiar demais. Talvez eu possa confiar muito em algum colega meu [na competição] e ele me passar a perna no meio do programa”, complementa.
Sobre possíveis críticas, Ellen diz estar preparada. “Se for construtiva a gente aceita e segue, se não for, descarta e não absorve para não prejudicar”, afirma. E nada de brigas com ela, também. “Prefiro me calar, que continuar”. E se ganhar o programa, a primeira coisa que Ellen vai fazer é... “Uma viagem para relaxar e espairecer com a Eveline, minha irmã. Agora somos eu e ela”. E toda a torcida do MasterChef, Ellen – boa sorte!