João Lima, do “MasterChef Profissionais”, se mudou para o norte da Itália há quase um mês para estudar gastronomia e fazer estágio em um restaurante estrelado. Depois de adiar a viagem por conta da pandemia, o chef pernambucano, que dava aulas no Senac, pediu demissão e embarcou para Asti, na região de Piemonte.
Em conversa com o Band.com.br, o chef contou que o objetivo é fazer um tour pela Europa após concluir o curso, que deve durar aproximadamente quatro meses com o estágio. Na época do “MasterChef”, João já era professor do Senac.
A decisão de deixar o emprego não foi fácil, mas era necessário.
“Gostava muito [de trabalhar no Senac], mas eu precisava de novos desafios e experiências. A gastronomia é uma profissão globalizada e, quanto mais experiências tivermos, enriquecemos o currículo”, afirma.
O chef diz que a parte mais difícil da adaptação no país europeu é lidar com o frio. Apesar do pouco tempo longe de sua terra natal, já deu para sentir saudade da combinação mais consumida no Brasil.
“Passei muitos anos morando em Recife e estou acostumado ao calor. A alimentação cotidiana é bem diferente do Brasil. Falta um feijão com arroz e já estou com saudade”, declara.
Conversa tensa com Ana Paula Padrão
Um dos momentos mais marcantes de João Lima no “MasterChef Profissionais” é a eliminação dele do programa. O confronto com Ana Paula Padrão movimentou as redes sociais. Na cena, ele chama a apresentadora de “leiga” em relação à culinária. Ana concorda, e mostra outro ponto de vista: “Eu sou leiga, mas eu sou a ponta final da tua profissão. Se você não me agradar, você não agrada ninguém”.
Quase seis anos após o diálogo que exaltou os ânimos do público, João diz que poderia ter usado outro termo, mas não vê o episódio como uma discussão e tampouco se arrepende do que falou.
“Para mim não foi uma discussão nem um atrito. Foi uma conversa. O que talvez tenha acontecido foi uma falta de entendimento em relação ao que eu expliquei para ela, que era do ponto de vista profissional. E ela falou da avaliação do ponto de vista do cliente. Eram duas perspectivas diferentes”, afirma.
Entendo o ponto de vista da Ana e não tiro a razão dela. Ela não estava errada. Pode ter sido um termo [leiga] muito contundente.
João explica que ficou chateado na época pelos comentários das redes sociais sobre ele, mas diz que isso passou: “Não entendia o porquê daquilo. Depois fiquei mais tranquilo e isso não me afeta mais; “Entendo as pessoas porque cada um tem um ponto de vista diferente. Serviu muito para o meu crescimento”.
Do “MasterChef” para o mundo
João se inscreveu no “MasterChef Profissionais” por sugestão dos alunos, que o incentivaram a participar do talent show.
“Eu resisti um pouco no início, mas resolvi tentar. E me inscrevi sem muita expectativa. Em menos de quinze dias já estava em São Paulo gravando. A ficha caiu quando entrei no estúdio da Band”, lembra.
Para ele, o maior aprendizado foi o processo de autoconhecimento: “O MasterChef abriu os meus olhos para muitas coisas legais". O chef comemora:
Conheci mais de mim, das pessoas e do mundo. Na Itália, alguns brasileiros falaram comigo lembrando a minha participação. Isso é muito bom.
Atenção, cozinheiro profissional!
Chegou o seu momento de brilhar na maior competição culinária do mundo! As inscrições para o MasterChef Profissionais 2022 estão abertas no site da Band.
Clique aqui e cadastre-se agora!