MasterChef: Fernanda diz como será 1º restaurante e explica “ajuda” de Casimiro

Vice-campeã realiza sonho com restaurante de comida mineira em São Paulo e relembra a superação ao ganhar segunda chance no MasterChef

Felipe Pinheiro

Fernanda, do MasterChef
Reprodução/Instagram

Fernanda Oliveira teve uma segunda chance na 9ª temporada do MasterChef Brasil e a agarrou com todas as forças. A “loba” voltou ao programa na repescagem da temporada, que ganhou uma reapresentação especial pela Band. Primeira eliminada, a participante que fez do uivo um grito de comemoração não só ressuscitou no jogo como chegou à grande final. Fernanda não levou o troféu MasterChef [que ficou com Lays], mas está muito perto de realizar outro grande sonho: de ter o próprio restaurante. 

Em entrevista ao site do programa, Fer – como ela é chamada pelos amigos e familiares – conta detalhes de como surgiu a ideia de abrir um restaurante de comida mineira, que ganhou o nome de Benjamina, em um dos bairros mais badalados de São Paulo, os pratos que devem fazer parte do cardápio e como o MasterChef mudou a sua vida. 

O Masterchef foi o início da minha busca sobre gastronomia. Foi a porta de abertura para entender o mundo imenso, intenso, intrínseco e infinito que é seguir o caminho de receber, cozinhar, servir e gerir pessoas com comida e amor


As primeiras sementinhas do Benjamina começaram a ser plantadas quando Fernanda ainda estava no programa da Band. Foi pelos comentários do influenciador Casimiro Miguel, fã do MasterChef, que o sócio-investidor do restaurante conheceu a mineira disciplinada e que aprendeu a se expressar artisticamente pela culinária. 

“Quando o Casimiro estava reagindo à temporada do Masterchef, Lucas Paschoal, sócio e investidor da Benjamina, assistiu a um vídeo em que ele falava de mim. Nessa época, a obra do restaurante já estava acontecendo, mas ainda não tinha nome, essência, cardápio e muitos outros detalhes. Por uma mensagem no Instagram, conversamos sobre uma possível oportunidade de parceria. Ao conhecer a casa, tive a certeza que seria ali o restaurante”, explica. 

Sem acreditar em coincidência, Fernanda se lembra de quando morou a dois quarteirões do endereço de onde será o restaurante, entre 2017 e 2019. “Sempre tive curiosidade de saber o que tinha naquela casa. Quando passava por ela, falava que ali era a casa da bruxa pois já estava fechada há 6 anos, e tinha uma fachada roxa com amarelo, muito charmosa e misteriosa. Retornar ao local e poder abrir um espaço para receber a todos me fez pensar que a bruxa que ali morava na verdade eram meus sonhos que encontrei agora”, diz. 

O sonho do restaurante já existia, mas Fernanda não esperava que fosse realizá-lo pouco tempo após o MasterChef. “Posso dizer que a realização do sonho será completa quando Benjamina estiver com as luzes acesas, música, comida gostosa, cheirinho pelo ar, leveza, sorrisos e cadeiras postas, esperando a todos que vão entrar e viver a experiência de participar do meu sonho e do Lucas”, afirma. 


O que esperar do cardápio?

Fernanda e o sócio-investidor querem levar a tradicional culinária de Minas Gerais e que, ao mesmo tempo, traga a liberdade e a criatividade da cozinha contemporânea. De olho nisso, ela conta um pouco sobre o que o público pode esperar do menu. 

“Posso deixar algumas curiosidades para aguçar mais a vontade de quem for. Vai ter tropeiro vegano, tutu tonto, festival de pão de queijo, torresmo crocante, galinhada molhadinha, o famoso pão com linguiça, cachacinha do amor e muitas outras coisas. E para recordar o MasterChef, vamos ter a sobremesa da final para marcar, balançar e fazer voltar”, declara. 

Por que Benjamina?

O conceito do restaurante mineiro foi o que embasou a escolha do nome Benjamina. 

“Essa é uma árvore que atinge grandes alturas e profundidades. As raízes têm força e presença, por isso precisa de espaço para crescer. Assim, Benjamina é um local onde se encontra uma culinária raíz, com bases das nossas avós, trazendo a ancestralidade da cozinha mineira, adicionando a criatividade e liberdade da cozinha contemporânea. Esta união é: afeto, respeito, sabor e experiência”, define. 

O restaurante ficará na Rua Mourato Coelho, em Pinheiros, e a expectativa é de que abra as portas até junho/2023. 

Nasce uma nova Fernanda


Com vários outros sonhos para realizar, como de especializar cada vez mais na gastronomia, Fernanda se recorda do que sentiu logo quando chegou ao MasterChef.

“Entrei no Masterchef com a visão do que queriam e esperavam de mim. Me deparei com um mundo totalmente novo, o da TV. O medo de ser julgada, a pressão, a síndrome do impostor de achar que sei menos, nova rotina, novas pessoas fizeram com que eu logo fosse eliminada”, diz. 

Com a repescagem, ela deu a volta por cima e virou uma gigante na competição. “Prometi que, ao me conectar com a TV novamente, seria exatamente o que sou, do meu jeito, e voltaria para me preocupar com o que eu fui buscar ali, que era entender que a gastronomia poderia mudar na minha vida”, lembra. 

Temos algumas missões na vida e por mais que seja exatamente tudo novo no meu caminho, eu sinto que pela primeira vez eu estou fazendo  exatamente o que devia ser feito, no lugar certo, com as pessoas certas. Tendo assim, uma importância maior ainda.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.