Você sabia? Quando uma final do MasterChef é gravada, os jurados votam individualmente nos pratos e não ficam sabendo do resultado até o dia em que o programa vai ao ar na TV. Este é um dos segredos dos bastidores da atração, revelado pela diretora Marisa Mestiço em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.
“Quando a gente grava, os jurados dão notas. Tudo o que a gente fala dos participantes tem nota. A gente faz uma escala de 0 a 10 para conseguir ser justo e ter algum parâmetro. Na final, os jurados votam em cédulas separadas. Eu levo embora comigo e só eu sei esse segredo”, explica.
O grande vencedor de cada temporada é uma informação que ninguém, além da diretora-geral, tem acesso. “Eles [os chefs] sabem da perspectiva deles, mas não sabem a opinião e qual é a nota final de nenhum dos outros jurados. Isso é feito para protegê-los. Às vezes você divide e, como o programa é gravado muito antes, vai que fala alguma coisa. Então eu sou a única. Esse segredo eu carrego sozinha." Baita responsabilidade, ein?
Contrato de confidencialidade
Além do vencedor, o MasterChef guarda muito segredos para garantir o bom andamento da temporada. É por isso que, nos bastidores, discrição é lei. “Temos uma coisa muito profissional, somos quase 150 pessoas, é realmente muita gente. Temos uma regra de confidencialidade, inclusive jurídica. Não existe essa possibilidade de ficar abrindo para as outras pessoas”, pontua Marisa.
“Quando isso acontece, por qualquer motivo, às vezes como um ruído, a gente tem conhecimento e precisa fazer algo”, justifica a diretora, que mantém em sigilo os temas das provas, os resultados e vários outros detalhes, já que o programa é gravado algum tempo antes de ir ao ar.