Julienne e supreme: aprenda técnicas de chef para cortar e valorizar alimentos

Habilidade com corte de alimentos faz parte do desafio de entrada dos candidatos na 10ª temporada do MasterChef Brasil; abaixo veja como fazer julienne e supreme em casa

Aline Naomi e Stefani Sousa

Estreia do MasterChef 10 tem aula de cortes com julienne e surpreme
Envato Elements

Parte do processo de tornar uma receita saborosa começa no preparo e manuseio dos ingredientes. Por causa disso é tão importante que um bom chef saiba quais são os principais cortes da gastronomia profissional e consiga reproduzi-los com perfeição. O desafio é tão fundamental na cozinha que será uma das etapas da seletiva do MasterChef 10, que estreia nesta terça-feira (2). Para conquistarem o avental do programa, candidatos de todo o país terão que cortar pimentão e laranja utilizando, respectivamente, as técnicas julienne e supreme

A julienne é uma técnica de corte francesa que transforma legumes e frutas em tiras finas, com cerca de 2 milímetros de largura, facilitando o tempo de cozimento. Já o supreme é feito com os gomos da laranja, sem a casca ou a parte branca que recobre a fruta. O corte serve para deixar a apresentação dos pratos mais sofisticada e gostosa no paladar.  

Quer saber como faze os dois? Veja abaixo as dicas da chef Débora Aguiar! 

Como fazer o corte julienne perfeito? 

Corte as pontas do vegetal e as laterais, de forma que todos os lados fiquem perpendiculares e uniformes. As medidas para o corte Julienne normalmente são de 3 x 3 mm de espessura, e 3 a 5 cm de comprimento. Normalmente, a técnica é aplicada em vegetais, mas também pode ser usada para carne ou peixe, especialmente para fritura por imersão. 

Erick Jacquin mostra como fazer julienne, corte com tiras fininhas, como na foto do topo

O segredo de um bom supreme  

Use uma faca bem afiada para atingir bons resultados neste corte. Além disso, atente-se para retirar a casca da laranja juntamente com a pele branca. Segure a faca de maneira bem firme e faça cortes entre as películas da fruta, formadas pela parte branca entre os gomos. A dica é fazer cortes únicos e evitar que o caldo seja desperdiçado.

Helena Rizzo exibe corte supreme, feito com gomos da laranja, que imitam uma meia lua

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.