Juan é eliminado do MasterChef e desabafa: "Coração bem apertado"

Biólogo deixou o programa nesta terça-feira (26) após errar na massa e no recheio de esfirras; leia entrevista exclusiva

Por Aline Naomi

Juan foi o eliminado do MasterChef Brasil desta terça-feira (23) após a prova com esfirra. No desafio, os participantes tiveram que entregar esfirras abertas e fechadas para os jurados e também para Boo Unzueta e Tata Estaniecki, convidadas do episódio. 

O biólogo acabou pecando na massa e nos recheios, o que causou sua eliminação da 11ª temporada do programa. "O coração está bem apertado, para falar a verdade", confessa o eliminado em entrevista ao Band.com.br. "Eu acho que tinha muita coisa que eu gostaria de fazer que eu não consegui." 

Juan explica que nunca tinha feito esfirra e quase não come o prato, o que foi um obstáculo para ele durante a prova de eliminação. Mas o mau desempenho dele na prova anterior, do prato com café, também abalou o emocional do cozinheiro.  

"Não consegui entregar nada do que eu tinha prometido", comenta Juan, que pretendia fazer um prato utilizando técnicas da gastronomia molecular. Ele acabou se atrapalhando nos processos e, inclusive, esqueceu-se do seu ingrediente obrigatório: o pistache. "Meu prato não tinha nada, servi qualquer coisa", completa.  

Para o ex-competidor, sua ebulição de ideias prejudicou o desempenho no MasterChef. "Minha própria criatividade me fez sair do programa", analisa. "Eu aprendi que antes de colocar a minha criatividade em pauta, eu tenho que parar, pensar e fazer uma estratégia." 

Amigos e rivais 

Juan também teve destaque por conta de seus atritos com Larissa, que começaram nas seletivas da edição de 2023. Ele chegou, inclusive, a torcer pela saída de sua colega. Por isso, foi surpreendente que, ao ser eliminado, tenha apostado na manicure como possível campeã da atual temporada. 

A realidade, ele conta, é que há mais coisas que os unem do que os separam. "Os dois queriam muito estar neste programa. Eu vi que ela também tinha muita garra, e ela tem uma história de vida muito boa", pontua. "Eu vi que a mesma luta, o mesmo jogo que ela estava fazendo era o jogo que eu estava fazendo." 

Juan ainda exalta o crescimento de Larissa dentro do MasterChef e diz considerá-la uma forte competidora. Ele também destaca a forma como a participante lida com os haters. "Estão falando dela na internet, e ela não está nem aí. Eu falei: 'Caraca, eu gostei dessa ousadia'", relembra.  

Meio ambiente e sustentabilidade 

Apesar de ter sido eliminado do MasterChef, Juan deseja seguir se aprofundando nos estudos gastronômicos. "A comida sempre esteve na minha vida de todas as formas possíveis", pondera. "A coisa mais importante é continuar estudando. Nunca vou parar de estudar." 

Seu desejo, hoje, é compartilhar seus conhecimentos e desmistificar a gastronomia para quem não sabe cozinhar. Para ele, essa é uma forma de despertar a consciência ambiental nas pessoas.  

"Quando cada um começar a vir para a cozinha, as pessoas vão aprender a comer de forma mais saudável, vão aprender a cuidar mais do meio ambiente e da sustentabilidade, a ver os impactos que o desperdício de comida causa ao planeta", explica. "Quero que as pessoas tenham um pouquinho dessa conscientização." 

Saiba o que rolou no 9º episódio do MasterChef 2024 

Cafézinho, dona Helena? 

No primeiro desafio da noite, os competidores tiveram que fazer um prato com um ingrediente muito comum no dia a dia do brasileiro: o café. Para dificultar a dinâmica, cada um deles teve que cozinhar com um item obrigatório, escolhido por Gabriela P., vencedora da última prova.  

Laura foi a vencedora da prova, enquanto Gabriela C., Gabriela P., José Roberto e Larissa foram destaques positivos. Dentre os que ficaram na média, Laura elegeu Alzileide para ficar de fora da prova de pressão com quem foi destaque negativo.  

Torneando cogumelos 

Para escapar da prova de eliminação, Andréia, Giorgia, Karine, Lucas, Pâmela, Pietro e Vinícius participaram da prova de pressão, em que precisaram tornear cogumelos. No entanto, somente os trabalhos perfeitos valeriam o mezanino.  

Giorgia foi a primeira a chamar os chefs para conferir seu trabalho, e valeu a pena: a cozinheira subiu ao mezanino e escapou da eliminação. Andréia e Pâmela acompanharam a colega em seguida. O restante, entretanto, não teve a mesma sorte do trio.  

Esfirras MasterChef 

Na prova de eliminação, os cozinheiros tiveram que fazer esfirras abertas e fechadas não só para os jurados, mas também para as convidadas: Boo Unzueta e Tata Estaniecki, do PodDelas.  

Vinícius foi o campeão ao fazer esfirra aberta de carne e esfirra fechada de queijo e zaatar. Karine, João Vitor e Roberto também foram destaques positivos. Lucas e Vitor foram destaques negativos ao lado de Juan, que deixou a competição.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.