O prato de José Sergio não agradou ao paladar do Érick Jacquin na Prova de Eliminação do 9º episódio do MasterChef Brasil. O chef francês apontou erros no cuscuz com carne-seca, ovo frito e cebola feito pelo cozinheiro e criticou sua decisão de preparar uma receita de família na dinâmica decisiva. "Todo mundo tem história de família. Muito legal, mas estou aqui para ver a sua comida, não a comida da sua vovó. Lembrança de infância é particular e não é algo para se fazer em uma eliminação do MasterChef", disparou o jurado.
Jacquin ainda disse que faltava tempero na comida do representante comercial. "Cuscuz seco e carne salgada. Compreendo o queijo coalho no meio, mas esperava uma coisa mais temperada e molhada", acrescenta. Fogaça também viu falhas no prato de Sergio. "Eu falo bastante do 'menos é mais', da simplicidade... Mas, na Prova de Eliminação, você poderia ter trazido a sua raiz repaginada. Falta tempero no cuscuz", avalia.
Não à toa, o participante foi eleito um dos destaques negativos da prova ao lado de Amanda e André. Apesar das críticas dos jurados, José Sergio foi salvo pelo mezanino e ganhou mais uma semana na competição. Em entrevista ao Portal da Band, ele comemorou a decisão unânime dos colegas. "No momento tão difícil que a humanidade atravessa, a gente está muito carente de abraço, afago, amor, cumplicidade e companheirismo. É muito bom saber que o ser humano é capaz de doar tudo isso. Fico muito feliz, me senti muito confortado".
José Sergio rebate crítica
O pernambucano não aceita a "bronca" de Jacquin sobre a receita de família e afirma que o chef não conhece o cuscuz nordestino. "Não poderia ser desrespeitoso e mudar a cultura de um povo pela simples vontade de agradar um chef. Isso é a minha essência, a minha raiz, e não mudaria nada do que fiz", disparou.
"O chef Jacquin disse que faltou tempero. Isso mostra o não conhecimento dele em relação ao cuscuz nordestino, que é uma base neutra com complementos que agregam sabor. Então, para mim, não foi [uma crítica] relevante. Tenho identidade, raiz e história. Tradição é algo que não se muda, que se respeita", finaliza.