Masterchef

“Espero uma temporada bruta”, diz Fogaça sobre MasterChef Profissionais

O chef de cozinha e jurado da competição revela suas expectativas para o programa, que estreia sua quarta edição nesta terça (13), às 22h30, na Band

Amanda Caroline e Stefani Sousa

Henrique Fogaça no MasterChef Profissionais Melissa Haidar/Band
Melissa Haidar/Band

São nove anos de programa e três temporadas de MasterChef Profissionais no currículo de Henrique Fogaça, que, como de praxe, espera “sangue nos olhos” dos participantes. A quarta temporada da competição estreia hoje (13), às 22h30, na tela da Band, com transmissão simultânea no site e aplicativo Bandplay.

Em entrevista ao Band.com.br, ele adianta que as provas da temporada são “cabulosas” e os competidores devem chegar bem preparados. Caso contrário… Vão “sentar na graxa”, como costuma dizer. “As provas são bem dinâmicas e desafiadoras. Espero que seja uma baita temporada. A cada ano que passa, a régua [de exigência] aumenta e quem entra na competição tem ‘sangue nos olhos’. Espero uma temporada bruta”, afirma.

Esta é a quarta temporada de Profissionais em que o chef atua como jurado e suas expectativas estão lá em cima. “Tenho certeza que os cozinheiros chegarão afiados para não fazer feio. Quero ver bons pratos, boas criações e ótimos cozinheiros”, completa.

De amador para profissional

Para se tornar um cozinheiro profissional, é preciso suar o avental. Fogaça, que é referência na gastronomia brasileira, detalha o processo de amadurecimento na cozinha.

“Hoje, com a maturidade que tenho, vejo o quanto a gente demora para se tornar profissional. Tem uma estrada longa. Lembro do começo, quando aprendi a cozinhar. Hoje, com os restaurantes, a responsabilidade que tenho como chef e líder, com a equipe que tenho, é de estimular, criar e fazer funcionar. É uma transição árdua, mas muito positiva e prospera. Só se profissionaliza quem realmente ‘vai para cima’ e se dedica”, finaliza.