MasterChef não é MasterChef sem uma prova de chocolate na temporada! No 8º episódio da 11ª temporada, os cozinheiros tiveram que preparar um pão de mel para garantir a permanência no talent show. Um dos processos que os competidores precisaram fazer foi a temperagem do chocolate.
A temperagem do chocolate consiste em derretê-lo (sem passar dos 45°C) e, depois, esfriá-lo até uma determinada temperatura (entre 27 e 29°C) antes de trabalhar com o ingrediente. Isso garante a ele uma forma cristalina estável, que resulta em crocância e brilho ao endurecer.
Em geral, usa-se o termômetro para garantir a precisão da temperagem, mas nem sempre o instrumento está a mão na cozinha. Por isso, a chef Helena Rizzo ensina um truque para realizar o processo: usar a temperatura do próprio corpo como parâmetro.
"É só pensar que o nosso corpo está a uma temperatura de 36°C, mais ou menos. Eu gosto de colocar o dedo no chocolate e colocar na boca. Você tem que sentir uma temperatura um pouco mais fria que a do seu corpo. Se ele passar essa sensação de frio, ele está no ponto", explica a jurada.
Helena geralmente utiliza duas técnicas para temperar o chocolate. A primeira, mais tradicional, consiste em derretê-lo em banho-maria, sem esquentá-lo muito. Depois, ele é manuseado com espátulas sobre uma placa de mármore até que atinja a temperatura adequada de esfriamento.
Já a segunda técnica consiste em derreter uma parte do chocolate em um bowl. A outra parte deve ser picada ou ralada e adicionada aos poucos ao chocolate derretido. "No próprio bowl, você vai temperado com o chocolate que não está derretido e chegando a essa temperatura", pontua Helena.