Helena Rizzo encantou o público do MasterChef com bom humor e muito talento. Quem acompanhou a última temporada do programa, viu a chef brilhar como jurada e mostrar que sabe tudo de gastronomia. O segredo do sucesso, além de muita dedicação, é criar receita saborosas e inovadoras.
Uma delas é o risoto de beterraba, cujo modo de preparo está no livro “Maní”, que leva o mesmo nome do premiado restaurante da chef e foi escrito por ela em 2015. Com coalhada de cabra seca e palmito, o prato rende 8 porções, sendo perfeito para impressionar em ocasiões especiais.
Ao Band.com, Helena divide a receita e dá dicas para o público de casa não errar nenhuma etapa durante o processo. Confira abaixo:
Ingredientes:
Caldo de legumes:
Azeite de oliva
200 gramas de cebola em pedaços
200 gramas de alho-poró em pedaços
50 gramas de alho amassado com a lâmina da faca
500 gramas de cenoura em pedaços
100 gramas de abobrinha italiana em pedaços
100 gramas de salsão em rodelas
30 gramas de talo de salsinha em pedaços
4 litros de água
Risoto:
600 gramas de beterraba descascada e cortada em pedaços
30ml de azeite de oliva
2 cebolas finamente picadas
500 gramas de arroz arbóreo
150 ml de vinho branco seco
I5 litro de caldo de legumes
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
100 gramas de manteiga
100 gramas de parmesão ralado
10 gramas de salsinha finamente picada
Montagem:
100 gramas de coalhada de cabra seca
1 beterraba pequena, descascada e cortada em cubos de 0,5 cm
1 coração de palmito pupunha em julienne
Brotos de beterraba
Flor de sal a gosto
Azeite de oliva a gosto
Modo de preparo:
Caldo de legumes: em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva e doure a cebola, o alho-poró e o alho. Refogue por alguns minutos e acrescente a cenoura, a abobrinha, o salsão, os talos de salsinha e a água. Cozinhe o caldo em fogo baixo, sem deixar ferver, por 3 a 4 horas. Ao longo desse período, escume os resíduos que subirem à superfície. Coe em um chinois e resfrie em banho-maria invertido. Mantenha na geladeira.
Risoto: Passe as beterrabas pela centrífuga e reserve o suco obtido. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure a cebola. Acrescente o arroz e refogue bem. Junte o vinho branco e mexa até o álcool evaporar. Cubra o arroz com o suco de beterraba. Mexa sempre e acrescente o caldo de legumes, aos poucos, à medida que o arroz for secando. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Quando os grãos estiverem al dente, retire a panela do fogo e acrescente a manteiga, o queijo parmesão e a salsinha e emulsione bem.
Montagem: Em um prato tipo sopeiro, ponha alguns pontos de coalhada e um cubinho de beterraba sobre cada um. No centro, coloque o risoto. Sobre ele, ajeite um ninho de julienne de pupunha e finalize com os brotos de beterraba, a flor de sal e um fio de azeite de oliva.