Para escapar da eliminação, os cozinheiros medianos da primeira prova do MasterChef Brasil desta terça-feira (11) enfrentaram uma prova de pressão. Gabriela Paveloski, Renata, Thaissa e Vitor tiveram que fazer um brigadeiro que surpreendesse Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça para garantir uma vaga no mezanino.
Entre os competidores, Thaissa foi a sortuda da vez e escapou do desafio final ao preparar um brigadeiro de tucupi e cupuaçu com confeito de chocolate amargo. Isso em apenas 20 minutos! Confira abaixo a receita completa:
Brigadeiro de tucupi reduzido e cupuaçu
Ingredientes
Brigadeiro
150 grama(s) de leite condensado
5 grama(s) de manteiga
50 grama(s) de chocolate em pó
1 semente(s) de cumaru
1 colher(es) de sopa de tucupi reduzido
1 pitada(s) de sal
50 grama(s) de confeito de chocolate amargo
Recheio
50 grama(s) de cupuaçu
25 grama(s) de açúcar demerara
Modo de preparo
Em uma panela pequena fora do fogo, misture o leite condensado e o chocolate em pó com um fouet até que incorporem. Adicione a manteiga, uma pitada de sal, o tucupi reduzido e o cumaru ralado. Leve ao fogo baixo e mexa até chegar no ponto do brigadeiro. Transfira para uma assadeira pequena untada de manteiga para esfriar. Em outra panela, adicione a polpa do cupuaçu e o açúcar. Deixe caramelizar em fogo médio até que a cor fique dourada e alcance o ponto de geleia. Reserve. Unte as mãos com manteiga e coloque uma colher de sopa de brigadeiro na mão. Recheie com a geleia de cupuaçu e passe no confeito de chocolate amargo. Coloque em forminhas e sirva.
Brigadeiro de chef
Antes da prova, Helena explicou que o brigadeiro perfeito, além de agradar no sabor, também tem que acertar na textura. "Minha mãe faz um brigadeiro muito bom", disse a jurada ao Band.com.br. "Ela faz no ponto dela, com a quantidade de cacau em pó certa e uns pontos mais caramelizados."
Em casa, Helena costuma fazer o seu brigadeiro com uma lata de leite condensado, uma colher (sopa) rasa de manteiga e três colheres (sopa) de cacau em pó. "Se é para comer de colher, eu deixo mais molinho. Se for para enrolar, eu deixo apurar mais na panela. E eu gosto de deixar em fogo baixo", aconselhou a chef.
Ela ainda dá uma dica para enrolar o brigadeiro sem melecar as mãos: "Quando eu faço para enrolar, eu faço mais duro e tiro com colheradas do pote em que eu deixei esfriando. Geralmente, no ponto que eu faço, não precisa de gordura nas mãos. Coloco, com a colher, nessa cobertura granulada e enrolo, daí não suja a mão."