Helena Rizzo desabafa sobre tragédia no Sul: "Todo mundo sai perdendo"

Nascida em Porto Alegre, a chef e jurada do MasterChef Brasil desabafa sobre a situação no Rio Grande do Sul e faz um apelo por doações às vítimas das enchentes

Por Aline Naomi

Helena Rizzo apresenta prova na 5ª temporada do MasterChef Profissionais
Melissa Haidar/Band

A tragédia decorrente das chuvas no Rio Grande do Sul tem mobilizado pessoas por todo Brasil. 90% dos municípios gaúchos foram afetados e 1,9 milhão de pessoas foram atingidas pelo evento climático, segundo dados da Defesa Civil da última sexta-feira (10). Nascida em Porto Alegre, a jurada do MasterChef Helena Rizzo desabafa sobre a situação no estado. 

"Quando é a terra da gente, um lugar que tu cresceu, em que estão os teus amigos, a tua família, toda a tua história, pega muito", declara em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "É muito triste ver a vida das pessoas devastada. Pessoas que tinham pouco perderem tudo. Está um caos." 

Morando atualmente em São Paulo (SP), a chef conta que está em diversos grupos de ajuda às vítimas das enchentes. E, em meio ao desastre, é possível encontrar esperanças. "É muito lindo de ver como as pessoas estão se ajudando. Eu estou em um grupo de cozinha que está fazendo marmitas em Porto Alegre e outras cidades. A gente vê o corre", descreve. 

Para Helena, o desastre mostra que a crise climática é algo que não se pode mais negar. "Eu acho que a questão da crise climática e do aquecimento global tem que estar no centro da política, da economia. Tem que ser. É um negócio em que todo mundo sai perdendo", pontua.  

Como ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul? 

Helena faz um apelo para que as pessoas sigam contribuindo com os afetados pelo desastre. "A gente sabe que esse tipo de notícia fica essa semana, mas depois as pessoas ainda vão precisar. Vai demorar muito para recuperar, porque vem mais", alerta a chef. "É um trabalho de formiguinha. Quem puder ajudar, como puder, é hora de ajudar e não julgar." 

Uma das campanhas em ação é a Band Abraça o Rio Grande do Sul, realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Central Única das Favelas (CUFA). Você pode fazer uma doação via PIX pelo e-mail: doacoes@cufa.org.br. Clique aqui e saiba mais.  

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.