O que é bolo fraisier? Conheça sobremesa clássica da confeitaria francesa

O bolo fraisier, típico da confeitaria francesa, será o desafio da prova de eliminação do MasterChef Brasil nesta terça-feira (01)

Da Redação

O que é bolo fraisier? Conheça sobremesa clássica da confeitaria francesa
Fraisier é desafio da prova de eliminação do MasterChef
Melissa Haidar/Band

Para garantir a permanência no MasterChef Brasil nesta terça-feira (01), os participantes terão que enfrentar um desafio digno para o top 10. Na prova de eliminação, os cozinheiros amadores terão que preparar um bolo fraisier, sobremesa da clássica confeitaria francesa. Cheia de processos, a receita exigirá muita técnica dos competidores. Mas, afinal, o que é um fraisier? 

O fraisier é um bolo composto por massa genoise embebida em licor, recheado com creme mousseline saborizado com baunilha e finalizado com morangos frescos nas laterais. Tradicionalmente, o bolo é coberto por marzipã, mas também é possível encontrar versões com cobertura de chantilly, geleia de morango ou suspiros. É possível, ainda, substituir a genoise por pão de ló e utilizar o crème patissière no recheio.  

O nome "fraisier" vem da palavra "fraise", que significa morango em francês. Originalmente, a sobremesa foi criada para celebrar a época dos morangos na França. Antes do século 19, existia apenas um tipo de morango selvagem no país, porém, a partir da década de 1930, novas espécies da fruta surgiram não só na França, mas por toda a Europa.  

O fraisier, como é conhecido atualmente, foi popularizado pelo chef confeiteiro francês Gaston Lenôtre na década de 1960. Na época, ele chamou a sobremesa de "bagatelle", em referência ao Jardim de Bagatelle, em Paris. Apesar de ser um bolo doce, o fraisier é leve e refrescante. Por isso, ele é uma boa opção para o verão ou para quem prefere doces mais equilibrados.  

Dicas de especialista 

“Para a receita, o ideal é intercalar os preparos utilizando forno, fogão e ultracongelador. O ”pulo do gato" é, certamente, administrar o tempo e garantir a estabilidade do creme utilizando gelatina e ágar-ágar", explica Juliana Andreazi, chef pâtissier e foodstylist, em entrevista ao Band.com.br.

Além disso, para conseguir sustentar os morangos na lateral do bolo, “o ideal é escolher aqueles que são maiores, cortá-los ao meio e acomodá-los dentro de um aro antes de iniciar a montagem”. 

Juliana garante que apesar de parecer difícil, o fraisier é um bolo possível de ser reproduzido. “As bases do preparo são relativamente simples, mas muito técnicas”, diz. Atente-se aos pequenos processos, faça a receita com capricho e aproveite.

Mais notícias

Carregar mais