Antes de enfrentarem a prova de eliminação do MasterChef Profissionais desta terça-feira (24), os cozinheiros passaram por uma prova de pressão. Nela, eles tiveram 30 minutos para fazer um prato afetivo com uma massa. Bárbara foi a campeã da dinâmica ao apresentar um fideuá de camarão e lula.
De origem espanhola, o fideuá é semelhante à paella, mas leva macarrão no lugar do arroz. Em entrevista ao Band.com.br, Bárbara explicou que o fideuá é presença confirmada no Dia das Mães da sua casa. "Minha mãe adora frutos do mar, e os meus filhos, embora eles sejam muito pequenininhos, adoram camarão", conta.
Devido ao ponto perfeito do macarrão e à memória afetiva emocionante de Bárbara, os jurados elegeram seu prato como o melhor da prova de pressão. Para fazer esse prato, sua dica é tostar o macarrão após seu cozimento. "Fica mais difícil de perder o ponto, então ele fica mais rígido e não fica molenga", explica a chef.
Além de ser uma receita super deliciosa, ela leva apenas 30 minutos para ficar pronta! Confira o passo a passo abaixo:
Fideuá de camarão e lula
Ingredientes:
Massa
Sal a gosto
1 xícara de macarrão nº 3
1 colher de sopa de azeite
6 unidades de camarões G (reserve as cascas para o caldo)
2 unidades de lulas
1/2 unidade(s) de pimentão vermelho
1/3 unidade(s) de cebola picada
1 unidade de tomate ralado sem sementes
1 grama de açafrão espanhol
1 colher de café de páprica defumada
4 fatias de presunto parma
Caldo
6 cascas de camarão
Aparas de lulas a gosto
Aparas de cebola (sobras dos cortes)
Aparas de pimentão vermelho (sobras dos cortes)
Aparas de tomate (sobras dos cortes)
1 punhado de pistilo de açafrão
500 ml de água
Aioli de páprica e limão
2 unidades de gemas
1 colher de café de páprica picante
1/2 unidade de limão (suco)
1/2 xícara de chá de óleo
Modo de preparo
Leve o presunto parma para assar no forno até que fique crocante. Enquanto isso, prepare o aioli: leve os ingredientes secos a um mixer e comece a misturar, adicionando óleo aos poucos até dar o ponto. Reserve. Quebre o macarrão e toste na frigideira. Em seguida, toste a casca do camarão com as aparas de vegetais e cubra com água. Adicione o pistilo de açafrão e deixe cozinhar.
Em uma frigideira quente, coloque o pimentão, a cebola e o tomate ralado. Deixe refogar até concentrar e virar uma pasta. Adicione a páprica e entre com o macarrão. Mexa e adicione o caldo coado, mexendo sempre até que fique cremoso. Finalize com o aioli e o crisp de presunto parma. Sirva em uma panela aquecida.