Fernanda garantiu a segunda vaga da grande final do MasterChef Brasil 2022. A engenheira encarou Rafael na Prova de Eliminação da semifinal, exibida nesta terça-feira (30), e recebeu a missão de preparar um banquete mineiro. Os participantes tiveram performances parecidas no último desafio da noite e o ponto da carne decidiu o resultado.
O trabalho de Fernanda não foi considerado excelente pelos jurados, mas o molho ganhou destaque. “Você trouxe um pouco da sua história hoje, mas há várias coisinhas erradas. A carne dá para comer nas laterais, está boa; gostei do recheio, mas está um pouco mole. O bacon está cru, mas o molho é leve, complementa o prato”, sinaliza Helena Rizzo.
“Parabéns! É bonita a sua montagem. Eu faria uma salada e colocaria por cima”, opina Érick Jacquin.
Em entrevista ao Band.com.br, Fernanda diz que ficou apreensiva sobre o resultado até o último minuto. “Não sabia que eu ganharia. Estava tudo muito igual e a decisão seria pelo ponto da carne. Tentei não abaixar a cabeça e me contentar com o terceiro lugar”, conta.
Ela, que vem de Minas Gerais, se emocionou com a oportunidade de preparar a comida de sua terra na competição. “Era meu sonho servir comida mineira no MasterChef. Consegui, com essa prova, representar muito de mim: meu amor pela comida, minha fé, minha família… Só tenho a agradecer mesmo”, comemora.
Aprenda a fazer o prato que levou Fernanda à grande final da competição:
Banquete mineiro
Ingredientes
- 2 kg de carré de porco
- 1 kg de feijão vermelho
- 3 cebolas roxas
- 2 cebolas brancas
- 2 cabeças de alho
- 200 g de farinha de mandioca torrada
- 200 g de farinha de milho em flocos
- 200 g de farinha de mandioca fina
- 300 g de bacon em cubos
- 300 g de bacon em fatias
- 500 g de quiabo
- 100 g de manteiga
- 100 g de creme de leite
- 30 g de amido de milho
- 200 g de tâmara
- 300g de cogumelo Portobello
- 10 ovos
- 4 pimentas malagueta
- 4 fatias de pão de forma sem as bordas
- 1/2 pimenta jalapeño
- 2 folhas de couve inteira
- 400 g de couve picada fininha
- 200 g de talo de couve picado
- 400 g de quiabo
- 50 ml de cachaça branca
- Azeite
- Tomilho
- Alecrim
- Sal a gosto
Modo de preparo
Comece limpando o carré. Retire o osso, abra a peça toda do pernil e deixe descansar. Faça alguns furos na carne e adicione dentro de cada furo um pedaço de alho cru. Jogue um pouco de sal e pimenta-do-reino na carne, e deixe descansar.
Corte os cogumelos e as tâmaras em cubos pequenos. Em uma frigideira, adicione manteiga e refogue-os. Reserve.
No mixer, adicione dois dentes de alho cru, metade de uma cebola branca, um pouco de alecrim, duas pimentas malagueta, sal, quatro fatias de pão, 50 g de creme de leite e um pouco de azeite. Retire os cogumelos e as tâmaras da frigideira e coloque-os em um bowl junto com a pasta de temperos. Reserve.
Branqueie duas folhas de couve inteira em água quente com sal. Após branqueadas, coloque-as em um bowl com gelo para dar um choque térmico. Posicione-as em cima do pernil aberto, coloque a mistura de cogumelos, tâmaras e temperos no meio, e feche a folha de couve. Enrole a carne, deixando a gordura para cima. Utilize os bacon em fatias para fazer um acabamento ao redor do rocambole. Faça uma trama de bacon: coloque uma fatia e trance as outras.
Com a churrasqueira quente, adicione o pernil recheado envolto em papel alumínio e deixe fechado para que ele cozinhe por volta de 40 minutos. Após 40 minutos, retire o papel alumínio, desça o pernil para a parte de baixo da churrasqueira e deixe mais 20 minutos. Depois dos 20 minutos, cuide do ponto da carne. Após uma hora, vire o rocambole com o bacon para a grelha para criar uma casca crocante.
Coloque um litro de água em uma panela de pressão e adicione o feijão vermelho. Adicione quatro alhos amassados com a casca, um pouco de sal, um ramo de tomilho, um ramo de alecrim e feche a panela de pressão. O feijão deve cozinhar por 40 minutos ou até que esteja no ponto que você goste. Retire o feijão da panela de pressão e dê um choque térmico. Retire as ervas e reserve o feijão.
Pique duas cebolas roxas em brunoise, os talos de couve, quatro dentes de alho e duas pimentas malagueta. Reserve. Em uma panela, adicione um fio de azeite e o bacon picado em cubos. Frite bem e adicione a cebola roxa, alho e a pimenta malagueta. Em seguida, adicione o feijão e mexa para que toda a água evapore.
Em uma frigideira, coloque uma colher de manteiga, um fio de azeite e adicione 10 ovos. Se preferir, faça em duas etapas e adicione cinco ovos por vez. O segredo dos ovos é deixá-los fritando em fogo baixo, colocar um pouquinho de sal em cima da gema e mexer vagarosamente. Adicione os ovos em cima do feijão e misture. Retire do fogo e reserve.
Enrole algumas folhas de couve e corte em fatias bem finas. Tempere com azeite, limão e pimenta-do-reino. Reserve.
Lave os quiabos, retire a ponta mais grossa e coloque-os em volta de um guardanapo para absorver a água – eles devem ficar bem sequinhos. Em uma frigideira, adicione uma
colher de manteiga, um fio de azeite, um ramo de alecrim, dois dentes de alho amassados com a casca e coloque os quiabos para grelhar. Deixe grelhar dos dois lados e reserve.
Assim que a carne estiver pronta, grelhada em baixo e com a bacon crocante em cima, adicione-a em uma travessa e coloque ao redor o feijão tropeiro. Finalize com a couve picada em cima ou em algum recipiente separado.
Para o molho: coloque o bacon em cubos, as aparas da carne, os ossos da carne, cebola cortada em pedaços grandes, alho amassado com a casca, tomilho, alecrim e pimenta. Deixe fritar bastante até que crie uma crosta no fundo. Assim que criar a crosta, deglaceie com cachaça, adicione água e deixe esse caldo ferver por 1 hora em fogo baixo.
Peneire em um chinois o caldo e leve para uma frigideira. Em um recipiente, adicione o amido de milho, um pouco do caldo e bata com o fouet. Adicione essa mistura aos poucos no caldo e mexa sempre com o fouet até que o caldo atinja uma espessura mais densa e brilhante.
Montagem: Sirva a carne com quiabo, couve, cebola roxa e finalize com o molho em cima da carne. Na mesma frigideira em que você fez o molho, adicione canoas de cebola roxa para que elas cozinhem e peguem esse sabor.