Não deu para a loba! A mineira Fernanda perdeu a final do MasterChef Brasil para a Lays na noite desta terça-feira (06). Seu menu, inspirado nos elementos da natureza, agradou os jurados com ousadia e inovação, mas não foi o bastante para fazer com que ela levasse o troféu 2022 para casa. “Estar no segundo lugar já é gigante, analisando minha trajetória aqui dentro. Eu queria muito ganhar e mostrar pra todo mundo que não é porque uma porta se fecha, em uma primeira oportunidade, que você tem que desistir”, diz, em entrevista ao Band.com.br.
Apesar de não levar o troféu, e muitos outros prêmios para casa, Fernanda reconhece a vitória da rival. “Ficar em segundo lugar para a Lays, que é uma pessoa que eu vi crescer no programa, e criei uma admiração muito grande, é muito satisfatório. Só pelo fato de eu ter o curso de confeitaria, nossa, já é incrível demais.”
Fernanda pediu e o universo respondeu...
Intuitiva, mística e, segundo ela, “um pouco bruxa”, a cozinheira passou por um processo de empoderamento na cozinha do MasterChef. Quando foi eliminada, chegou a duvidar da sua capacidade. Após alguns dias de tristeza, reencontrou sua força interior e descobriu uma potência. Na época, a competidora escreveu seu futuro em um caderno, pediu proteção e confiou nas suas crenças.
Fernanda abraçou sua loba interior e a fez famosa por todo o Brasil. O animal, tão simbólico ao longo de sua participação, representa força e determinação. “Ser reconhecida como uma loba em rede nacional é inacreditável. Fico feliz em atingir pessoas que nem conheço, espero que elas entendam o significado das mulheres que correm com os lobos e são fortes, se respeitam e se amam”, observa.
O futuro vem aí, loba
Em transição de carreira desde março, quando deixou a engenharia, a mineira de Patrocínio planeja seguir estudando para se tornar uma cozinheira profissional. “Sou uma amadora que está começando a entender o que são as técnicas e a descobrir que há uma infinidade de produtos e formas de cozinhar. Aqui é só o começo, pretendo aprender muito e me especializar. Estudo é uma coisa que ninguém tira da gente”, analisa entusiasmada.
Embora já tivesse deixado a antiga profissão quando entrou no programa, Fernanda diz que a experiência a ajudou a potencializar quem ela realmente é. “Quando me olho no espelho, não me vejo mais engenheira. Já fechei esse ciclo. Agora, vejo uma página em branco linda e pronta para ser preenchida com tudo o que a gastronomia vai me trazer”. Oba!
De mudança para São Paulo, a loba planeja aproveitar as oportunidades que a cidade pode oferecer em estágios e oportunidades de trabalho. Ela sabe, no entanto, que não há “liberdade sem disciplina”. A frase, que ouviu em um ritual, é seu mantra para o futuro. “A liberdade que eu queria para seguir o meu sonho só aconteceu depois de me dedicar muito. Estou satisfeita por tudo o que fiz por mim, mas isso não acaba aqui”, pondera. Aguardamos os próximos capítulos, Fê!
O que rolou no último episódio do MasterChef Brasil
Torcida vai à loucura
Além das finalistas, dos jurados e de Ana Paula Padrão, o programa final da 9ª temporada teve ainda o retorno de 13 ex-participantes e a presença dos familiares de Fernanda e Lays. Com mezanino cheio, rolou muita emoção, palpites sobre os cardápios e conselhos valiosos. Teve também alfinetadas entre os grupos opostos.
Muita comida boa
Essa foi a primeira vez na temporada que as cozinhas puderam apresentar um menu autoral com entrada, prato principal e sobremesa. Fernanda recorreu a ajuda de amigos que já são chefs para criar seus pratos, inspirados nos elementos da natureza. Já Lays contou um pouco de sua história de vida com ingredientes que fizeram a fusão entre o Brasil e o Japão.
Show de prêmios
A campeã da edição levou para casa o troféu do MasterChef Brasil 2022 e uma lista enorme de prêmios com R$ 300 mil, um carro, diversos utensílios de cozinha e dois cursos: um de mixologia e outro de técnicas na Le Cordon Bleu.