Sabe aquele empanado crocante, dourado e sequinho? O segredo para conseguir essa consistência leve e saborosa é utilizar a farinha panko, como fez a participante Danila no MasterChef Brasil dessa terça-feira, 11, ao preparar um peito de frango recheado com presunto e provolone e aioli de limão para os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin.
Se você acompanha as tendências da gastronomia, é bem provável que já tenha ouvido falar dela antes – ela está presente no preparo de peixes, frango, carnes e até de farofas. Muito popular em pratos asiáticos como chicken katsu, tonkatsu e camarão empanado, a farinha panko foi ganhando cada vez mais adeptos na culinária ocidental.
O que é a farinha panko?
A farinha panko é uma farinha feita a partir de apenas um único ingrediente: as migalhas do pão. Por isso, ela pode ser preparada na sua própria casa. É uma farinha muito popular em pratos asiáticos, como o hot roll, chicken katsu, tonkatsu, gyukatsu, camarões e outros empanados.
Assim como a farinha de rosca, a farinha panko serve para empanar diversos tipos de ingredientes. O grande diferencial é que a panko contém flocos alongados, por isso dá muito mais "crocância" às receitas de frango empano, bife à milanesa e farofa, por exemplo. O formato diferenciado também reduz a absorção de óleo, resultado em pratos mais secos, leves, crocantes e mais saudáveis.
Nos Estados Unidos, ela é usada como base da farofa que recheia o peru no dia de Ação de Graças e também por grandes redes de restaurante que vendem frango frito em balde. Esse é o segredinho deles!
Como usar a farinha panko nas receitas?
A farinha panko pode ser utilizada para empanar carnes, frangos, peixes no lugar da farinha de rosca ou pode ser utilizada como base de farofas. O grande diferencial está na textura da farinha, que é mais crocante e possui flocos alongados, garantindo que o empanado absorva menos gordura.
Para quem busca manter uma dieta saudável e balanceada, a farinha panko pode ser uma ótima opção. Como sua "crocância" não se perde depois que ela é cozida, é possível adaptar alguns pratos que seriam fritos e fazê-los grelhados ou assados. A farinha mantém a qualidade do sabor e da textura mesmo sem utilizar o óleo de fritura.
Para fazer qualquer prato empanado, basta passar na farinha de trigo normal para retirar o excesso de umidade do alimento, depois na clara de ovo e, por fim, na farinha panko. Deixe descansar por alguns minutos e frite em óleo quente (ou coloque no forno para assar).
Receita de farinha panko caseira
É muito fácil preparar a farinha panko em casa: o único ingrediente necessário são fatias de pão de forma. Para obter um melhor resultado, você pode congelá-las antes de colocá-las em um processador ou liquidificador. Acione a função pulsar até deixar pedaços um pouco maiores, obtendo assim uma farinha de pão levemente granulada. Se ficar muito fina, você terá feito uma farinha de rosca caseira.
Depois, espalhe a farinha panko em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 90º C por entre 20 e 30 minutos, até secar. Ao passar metade do tempo, mexa a farinha para que ela asse por completo e não corra o risco de queimar. Deixe esfriar e sua farinha está pronta para ser utilizada nas mais diferentes receitas.
Como armazenar a farinha panko?
Se você comprou a farinha panko em algum estabelecimento comercial, basta manter a farinha em um ambiente seco e fresco, sempre com a embalagem bem fechada. Se você produziu a própria farinha panko em sua casa, é possível guardá-la no freezer por até 3 meses em um saco próprio para congelamento e retirá-la poucos minutos antes de usar. As características da farinha não se alteram muito durante esse processo.
O MasterChef Brasil é um formato da Endemol Shine Group. O programa é uma produção Endemol Shine Brasil para a Band e para o Discovery Home & Health. O talent show vai ao ar às terças-feiras, às 22h45, com transmissão simultânea no Portal da Band e no aplicativo da emissora. A atração também é exibida toda sexta-feira, às 20h30, no Discovery Home & Health.