Enzo é eliminado do MasterChef após climão com Jacquin: “Nada pessoal”

Chef francês alegou que o cozinheiro mentiu e não entregou o que foi prometido no desafio do porco; mais tarde, na segunda prova, ele também pecou na sobremesa, que estava amarga e gordurosa

Stefani Sousa

Um dos participantes favoritos do público, Enzo deixou o MasterChef Profissionais na noite desta terça-feira (18). O cozinheiro, de 23 anos, teve o pior desempenho do episódio em duas provas consecutivas. Na primeira, o prato com porco não cumpriu as expectativas do chef Erick Jacquin e o francês o chamou de mentiroso, alegando que o gaúcho “prometeu uma coisa e entregou outra”. Mais tarde, no desafio vegano, as receitas também decepcionaram. O doce estava “amargo demais” e o prato principal “muito apimentado”. 

O resultado da disputa, anunciado por Jacquin, fez o participante chorar. O jurado aproveitou para acalmá-lo. “Não é nada pessoal. Aqui a gente analisa a comida, a gastronomia. Com certeza você é um menino muito legal, muito bom, corajoso”. O competidor agradeceu emocionado e disse que seu prêmio na competição foi liderar a equipe de Henrique Fogaça na prova de serviço do episódio 5.   

Em entrevista ao Band.com.br, o jovem cozinheiro listou seu maior orgulho no programa. Com pouco mais de 3 anos trabalhando na área, ele se sente realizado ao competir, como igual, com colegas tão experientes. “É a reafirmação de que meu trabalho é bom. Passaram muitas pessoas aqui e alguns, com anos de cozinha, acabaram não chegando aonde eu cheguei. É uma satisfação muito grande”. 

Cozinheiro marrento? 


Ao analisar a “treta” com Jacquin, o gaúcho diz que não guarda ressentimentos. “Foi uma confusão em relação à nomenclatura. Ele é muito clássico. Então, quando eu disse que faria purê, ele estava esperando algo cremoso e com amido. Porém, no recheio, foi utilizada [a mistura de repolho-roxo]”, explica.  

E se, em algum momento, o cozinheiro pareceu estressado na cozinha, ele explica que a intensidade da competição o deixou “carrancudo”. Suas reações, consideradas por Ana Paula Padrão como um tanto “marrentas” são, de acordo com ele, uma forma de defesa. “Às vezes sou fechado, frio, pouco extrovertido e carismático, mas é uma forma de proteção.” 

De origem humilde, Enzo diz que já enfrentou muita coisa difícil na vida e, no trabalho, aposta em uma postura mais rígida. “Cozinha profissional é um ambiente bem tóxico e competitivo. Se você for muito leve e tranquilo, acaba rodando. A minha forma de defesa sempre foi ser mais curto e grosso”, desabafa.  

O que deu errado? 


Enzo admite que o lado emocional bateu mais forte no desafio de eliminação. Há apenas 3 meses vivendo em São Paulo, ele diz que sente falta da família. “Eu já estava um pouco desanimado nas últimas provas e acho que isso refletiu na comida. Comida é energia e, na minha, ficou nítido que eu não estava tão bem”. 

Embora o resultado tenha sido insuficiente, Enzo leva para casa algo tão especial quanto a vitória: as amizades que construiu ao lado de Ananda e Thalyta, o trio das “meninas superpoderosas”. Além delas, Diego e Wilson também se tornaram pessoas importantes. “Quando eu saio e a galera demonstra tanto carinho em relação a mim, não tem preço. Com certeza fiz amizades que vou levar para sempre.” 

De volta à Praia do Rosa (SC), onde vive com a namorada, o cozinheiro afirma que está torcendo para Ananda na competição culinária. Ainda sem emprego fixo no litoral, ele planeja descansar um pouco antes de assumir novos compromissos profissionais: 

O período pós Masterchef será para recarregar as energias e pensar no que vai ser daqui para frente.

 
Boa sorte! 

O que rolou no 6º episódio do MasterChef Profissionais  


Reta final  

Faltando pouco para os últimos episódios da 4ª temporada do MasterChef Profissionais, Ana Paula Padrão questionou o top 5 sobre com quem eles gostariam de disputar a final. Todos os competidores indicaram Ananda como a favorita para o último duelo. A competidora, de Santos, no litoral de São Paulo, deseja chegar ao último episódio com a amiga Thalyta.  

Para os fortes  

Na 1ª prova da noite, os cozinheiros foram recepcionados por um porco inteiro na cozinha. O animal foi fatiado por açougueiros e cada participante trabalhou com um corte, cuja escolha foi livre. Para a alegria de todos, o mercado ficou aberto durante as duas horas de prova. Bom para alguns, ainda mais confusão para outros...  

A hora da verdade  

Ao término da disputa, Ananda foi a campeã da noite ao entregar técnica e sabor. Ela garantiu a única vaga do mezanino e provou que os colegas devem mesmo ficar atentos, já que vem se mostrando uma forte concorrente. Enzo e Wilson foram os piores da noite e enfrentaram a eliminação ao lado de Diego e Thalyta.  

De um extremo ao outro... 


No desafio de encerramento do episódio, a missão dos chefs foi preparar duas receitas veganas, sendo um salgado e o outro uma sobremesa. Diego teve o melhor desempenho e foi elogiado por Henrique Fogaça. De acordo com ele, o competidor “voltou ao jogo”. Thalyta ficou em segundo lugar, também com destaque positivo. Enzo foi o eliminado após desempenho negativo e uma série de desentendimentos com Jacquin. 

Mais notícias

Carregar mais