O feitiço virou contra o feiticeiro, e Emanuel foi o eliminado do MasterChef Brasil desta terça-feira (29). Ele e os demais competidores tiveram que cozinhar com os ingredientes da cesta de repescagem — vale lembrar que, na ocasião, ele havia escolhido doce de leite para desafiar Ashanti e Danilo. No entanto, entre os trabalhos da última prova, o de Emanuel foi avaliado com o pior.
Para Erick Jacquin, Helena Rizzo e Rodrigo Oliveira, o prato do cozinheiro estava insosso e sem sabor. Ainda assim, sua eliminação foi inusitada até para os chefs. Helena Rizzo quebrou o protocolo e disse que via o competidor na final da temporada, enquanto Jacquin admitiu gostar muito dele. "A Helena me via na final, o Rodrigo me via na final, mas eu não me via", conta Emanuel em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "A gente está aqui muito imerso na competição, muito fechado, e por vezes a gente deixa de ver as arestas."
Mesmo sem ganhar o troféu, Emanuel diz se sentir vitorioso, não só pelo fato de Helena, de quem é fã, apostar nele como um possível finalista, mas também pelas descobertas pessoais que fez. "O MasterChef transformou a minha vida e me transformou como cozinheiro, mas muito mais como ser humano", analisa. "Sinto que foi uma jornada bonita, e eu fui até mais longe do que eu imaginava."
Nessa trajetória de autoconhecimento, em que também contou com o apoio da terapia, Emanuel diz ter aprendido a comemorar suas vitórias, grandes ou pequenas, e a se valorizar. Para ele, ter enfrentado obstáculos sociais e financeiros desde cedo fizeram com que ele tivesse dificuldade de se valorizar.
Galeria de Fotos
MasterChef 10: 18º episódio tem retorno de ingredientes da repescagem 1/16
"Sempre foi uma luta minha para comigo mesmo", desabafa. "Eu sempre tive que fazer a mais, mostrar mais, por vários fatores, e talvez isso tenha me colocado no lugar de secundário, no lugar de menor, de inferior. E, agora, o MasterChef me ajudou a entender que não, tanto pelo olhar dos outros quanto pelo que eu consegui descobrir dentro da cozinha."
Emanuel diz que sua participação no programa o transformou em um ser humano mais autoconsciente, confiante e empoderado. "Eu saio completamente mudado da cozinha do MasterChef e com o coração aberto. Eu quero encontrar o povo na rua, eu quero abraçar. Se vocês me virem aí passando, perambulando, me oferece uma cachaça, um chocolate, um abraço, um beijo. Eu tô para todo mundo, e tem para todo mundo também."
Go vegan!
Mesmo sendo vegetariano, Emanuel encarou o desafio de cozinhar proteínas animais no MasterChef para se manter no jogo. "Eu tentei me preparar psicologicamente para isso e acho que consegui entregar tudo aquilo que me foi pedido", pondera. Apesar disso, ele não pretende voltar a fazer pratos carnívoros tão cedo: "Não é a minha zona de conforto e não é algo que eu quero continuar a fazer, porque vai contra a minha ideologia de vida."
Quando teve oportunidade, Emanuel também fez pratos sem carne ou com vegetais protagonistas que ganharam muitos elogios dos chefs. Por isso, ele acredita que conseguiu mostrar que é possível ser vegetariano e comer bem. "Comida vegetariana não é comida triste", dispara. "O equilíbrio é o ponto de tudo isso. Começa com uma segunda sem carne, começa a colocar os vegetais como protagonistas, que isso vai fazer bem para o planeta, para o seu corpinho e para a nossa sociedade."
Logo, o futuro que Emanuel imagina para si tem menos a ver com trabalhar em uma cozinha profissional e mais em contar histórias sobre os ingredientes e os pratos tipicamente brasileiros. "Eu quero rodar o Brasil abraçando o povo, amando vocês, me amando e comendo bem", descreve. O eliminado complementa dizendo que, dessa forma, conseguiria dar mais força a sua causa.
"O próprio fato de eu ser vegetariano e defender esse tipo de cozinha implica saber de onde vem os ingredientes, como eles são feitos, como os animais são criados", explica. "Acredito que eu por trás das câmeras, ou em frente às câmeras, ou produzindo isso, vou impactar muito mais positivamente do que trancado no restaurante trabalhando todo dia." Boa sorte na trajetória, Emanuel!
O que rolou no 18º episódio do MasterChef?
Muito além do chocolate
No episódio que definiu o top 5 do MasterChef, os cozinheiros amadores tiveram um desafio à altura na primeira prova da noite. Eles precisaram preparar um menu com entrada, prato principal e sobremesa usando cacau e seus derivados em todos eles. O trio de jurados ainda contou com a ajuda do chocolatier Alê Costa para avaliar os trabalhos.
Ana Carolina, Danilo, Emanuel, Jucy, Luma e Wilton tiveram 1h30 de prova para fazer os três pratos. Apesar de alguns pequenos defeitos, o menu de Luma foi escolhido como o vitorioso e a artista, além de ganhar mais um pin dourado, foi a primeira confirmada no top 5 da 10ª temporada.
Tudo que vai, volta
Os competidores tiveram que provar do próprio veneno ao terem que cozinhar com os ingredientes da repescagem na prova de eliminação. Da mesma forma que aconteceu anteriormente, cada um pôde escolher um único item livre do mercado. Os jurados também enfatizaram que queriam ver algo de diferente no prato de Danilo, que conhecia bem esses itens.
Para os chefs, Wilton fez o melhor prato da noite, o que garantiu um pin ao competidor. Com ele, subiram também ao mezanino Danilo e Jucy. Ana Carolina e Emanuel ficaram para o discurso de eliminação. Rodrigo disse que ambos eram bons cozinheiros e que seria uma eliminação dolorosa. Mesmo com um prato incompleto, Ana Carolina fez bons bolinhos, enquanto Emanuel preparou uma receita sem sabor. Por isso, ele deixou a competição.