Assim como Rebeca e Keila, a passagem de Eduardo pelo MasterChef Profissionais 2023 foi curta – ao contrário de sua trajetória profissional, que inclui 13 anos trabalhando com renomados chefs na França e restaurante eleito como o melhor de Florianópolis (SC).
Em entrevista ao QG MasterChef, Eduardo contou que seu objetivo com o programa era trazer visibilidade nacional à sua equipe. “Os frutos que a gente recolhe profissionalmente vêm do nosso trabalho no dia a dia. A gente foi, no ano passado, eleito por críticos como o melhor restaurante de Florianópolis e esse reconhecimento não é meu, ele representa as pessoas aqui”, disse.
Trajetória internacional
Antes de voltar ao Brasil, Eduardo e Juliana, sua esposa, viveram na França por 13 anos. Eles se casaram, tiveram filhos – dois deles nascidos na França – e viveram da gastronomia juntos. Ela passou a atuar na área administrativa do restaurante em que o cozinheiro trabalhava.
Após nove anos trabalhando no restaurante de Christian Constant, Eduardo decidiu abrir seu próprio negócio. Foi então que surgiu o Le Pario (o mesmo de Florianópolis), cujo nome vem de uma mescla entre Paris e Rio. Depois de alguns anos, viu que era hora de voltar ao Brasil.
"O coração não estava mais lá. O sentimento da vontade do retorno era mais forte que o profissional", contou Eduardo em entrevista o Band.com.br. "A gente viveu 13 anos longe dos pais, dos irmãos, dos primos... As crianças longe dos avós. A gente precisava muito dessa proximidade que a gente não teve durante esses 13 anos."
Em busca da excelência
Já em Florianópolis, Eduardo lembra de ter distribuído currículos nos restaurantes locais, mas decidiu reabrir o Le Pario em sua cidade natal – uma escolha acertada que tem rendido frutos até hoje. "A gente dá os passos, vê as portas e tenta abrir. Se elas estão fechadas, não vale a pena forçar. E, às vezes, a gente vai em outra e ela abre tranquilamente".
Eliminada do MasterChef com pé de galinha, Rebeca nunca tinha provado o ingrediente antes
Rebeca foi a primeira eliminada na noite de estreia do MasterChef Profissionais. A cozinheira de 30 anos também contou ao QG MasterChef que nunca havia provado o ingrediente até então.
Keila revela que realizou sonho depois do MasterChef Profissionais
Também no QG MasterChef, Keila revelou que apesar da passagem curta no programa, já conseguiu realizar um sonho: ter um espaço profissional, uma cozinha. Até então, toda a produção do seu buffet saia da sua própria cozinha, em casa.