Fim de semana chegou e o que mais combina com esses dias? Um delicioso churrasco. No quinto episódio da oitava temporada do MasterChef Brasil, os participantes tiveram de mostrar que sabem como pilotar uma churrasqueira, preparar cortes de carne difíceis – como porterhouse, ancho e chorizo – e ainda cozinhar acompanhamentos que surpreendessem os jurados.
Dentre os cozinheiros amadores, Ana Paula, Kelyn, Pedro e Heitor se destacaram na grelha e compartilharam com o Band.com.br suas dicas para fazer uma boa carne na hora do churrasco. São pequenos detalhes como acertar o corte, hidratar a carne e deixá-la descansar que vão fazer a diferença no seu churrasco.
Escolha o churrasqueiro
Para Ana Paula, a primeira decisão é escolher quem irá comandar a churrasqueira. “Duas mãos em uma churrasqueira só não rolam. Uma pessoa sabe o que está fazendo, não precisa de duas”, disse a participante. No Sul, a cozinheira afirmou que é ela quem na maioria das vezes que pilota a churrasqueira.
Verifique o carvão e a brasa
Para começar a pilotar bem a churrasqueira, a primeira dica é verificar se você tem carvão e fogo suficientes para assas as carnes. “Já vi muita gente errar na quantidade de carvão ou de fogo. Se tiver um fogo muito pequeno para uma carne muito grande, pode ser que falte calor para ela caramelizar e fazer uma crosta”, disse Kelyn. Verifique também se os carvões estão realmente acessos e controle o fogo.
Comece pela gordura
Quando a carne tiver uma capa de gordura, é sempre bom começar selando pelo lado gorduroso. Isto evita que a gordura seja servida crua, branca e borrachuda. Começar pela gordura da carne também ajuda que ela solte óleo, que ajuda na combustão, aumentando a chama da churrasqueira também.
Fique de olho na temperatura
Outra dica dada pelos participantes é ficar de olho na temperatura. “Se você está usando carvão, não pode ficar preso ao tempo de preparo. Tem que olhar [o ponto da carne] no toque ou no termômetro”, disse Pedro. Isto porque a temperatura de uma churrasqueira pode variar, mas o ideal é que ela chegue a 400 ºC.
Evite furar e virar a carne
Pedro afirmou que o principal é não mexer muito na carne enquanto ela está no fogo. “Ao invés de eu ficar virando a carne, cada vez que eu queria ver o ponto da carne, eu pegava uma espátula, levantava um cantinho o suficiente para olhar e abaixava”, contou.
“Quando você ver que o ponto está bonito embaixo, ainda faltando um pouquinho para queimar, você vira ela”, continuou. Isto porque a os líquidos da carne sobem durante o cozimento e, se ficar virando a peça, esse líquido vai embora e ela fica ressecada. Por isso, também não fure a carne de maneira alguma.
Hidratar após a selagem
Heitor disse que é importante “hidratar” a carne com manteiga depois de selá-la no fogo para a carne não ressecar. “Deixa ela suculenta e traz gordura para a carne”, explicou. O participante passou a manteiga logo após virar a carne na churrasqueira, o que criou uma espécie de capa de gordura na peça, evitando que ela ficasse ressacada.
Deixe descansar
Após assar a carne, é importante deixar ela descansar um pouco. “Quanto maior o pedaço de carne, maior o tempo de que ela tem de cocção e é proporcional o tempo que ela tem que ter de descanso”, explicou Kelyn. Ou seja, nada de tirar a carne da churrasqueira e cortá-la apressadamente.
Se você cortar a carne logo após a cocção, ela pode não ficar no ponto certo e ficar seca. Se você esperar e tiver paciência, a carne termina de cozinhar com o próprio calor dos líquidos e fica ainda mais suculenta. “Ela vai ficar ao ponto, mais rosada assim”, garantiu.