Em clima de festa, a Band exibiu nesta terça-feira (6) a final do MasterChef Brasil. O encerramento da 9ª temporada de amadores foi marcado pela vitória da designer Lays, que venceu a loba Fernanda. O duelo decisivo movimentou a web, dividiu torcidas e deixou fãs aflitos até os instantes finais. Em entrevista ao Band.com.br, Marisa Mestiço, diretora do programa, analisa o papel social da atração em meio a tanta repercussão online.
“Acho muito democrático e amo acompanhar. Assisto ao programa 5 vezes antes dele ir ao ar, e, quando sento para fazê-lo ao vivo, entro no Twitter, no Instagram, acompanho um pouco dos ‘burburinhos’ e acho muito representativo”, confessa. Marisa diz que todos os comentários que não agridem ninguém são válidos: “Não importa a opinião, a democracia está aí para a gente respeitar as diferenças e, se você tem argumento para tentar contrapor, é muito saudável.”
A diretora ressalta ainda que “ringue, guerra e preconceito” são repudiados pelo programa. As manifestações que ama acompanhar são aquelas com comentários construtivos. “A internet é lugar onde temos poder de voz, mas é necessário respeitas os seus limites e os dos outros”, opina.
Nem mesmo Marisa está impune aos milhões de sentimentos que o talent show provoca em quem o assiste. Durante as gravações, ela também vibra e lamenta com alguns acontecimentos. “Ninguém é uma camada só. Não existe uma pessoa que é odiada para sempre, todos são capazes de mudar de estratégia e de performance. Então, me sinto muito representada na cozinha, há dias em que amo e detesto a mesma pessoa, só depende da configuração da prova." Uau!
Marotona de MasterChef
A temporada de amadores foi a primeira exibida em 2022, mas muita coisa ainda está por vir na cozinha mais comentada do Brasil. Na proxíma terça-feira (14) estreia uma edição com cozinheiros profissionais. O encerramento da primeiro ciclo é um “alívio” para a diretora:
"Quando você tem uma missão e quando ela é cumprida, entregue no ar do jeito que você concebeu, lá no começo, é muito bom. É demais a gente ter a dimensão de um trabalho bem feito, com a seriedade que a gente entrega e com os testes que faz. Terminar uma temporada é sempre uma sensação de missão cumprida. Bora para a próxima”, celebra.
E no que depender de Marisa, o programa seguirá falando de assuntos importantes, promovendo debates da web e movimentando torcidas. “O mundo mudou e a gente tem que mudar. Discutir qualquer tema e tipo de comportamento social é a nossa obrigação enquanto janela de comunicação. O nosso trabalho é trazer gente que pulverize informações e opiniões de formar distintas”, finaliza. Aguardamos ansiosos pelas próximas narrativas!