Recheado de técnicas e receitas sofisticadas, o MasterChef Profissionais é uma dose de conhecimento para quem é apaixonado pela gastronomia. Além de pratos que são uma verdadeira inspiração, o programa também apresenta ao público termos e práticas do universo do cozinheiro que são pouco conhecidas fora do segmento.
É o caso dos cortes tradicionais, como brunoise e juliene, e de tantas outras expressões, como molho rui e manezinho araújo, que foram contempladas ao longo da competição. Abaixo, entenda o que cada uma delas significa no dicionário do MasterChef. Fique de olho!
Ponto bleu
Mais próximo da carne crua, o único diferencial é a camada externa, um pouco mais tostada.
Chermoula
Molho aromático do Norte da África, feito com ervas e especiarias.
Gumbo
É um guisado, ou uma sopa mais grossa, preparado com vários tipos de carne, mariscos ou legumes. Geralmente, é servido com arroz branco.
Molho rui
Feito com gema de ovo, alho, azeite, açafrão e pimenta.
Manezinho Araújo
Sobremesa de banana caramelizada, creme inglês, merengue e raspas de limão
Cortes tradicionais da gastronomia
Brunoise
O termo brunoise entrou no vocabulário dos amantes de gastronomia do Brasil logo após a terceira temporada. Nela, os participantes tiveram que cortar a cebola em pequenos cubinhos, de cerca de 0,3 centímetros, para provar que mereciam permanecer na disputa do programa.
Julienne
O julienne é um dos cortes mais famosos da gastronomia. Ele consiste em cortar alguns tipos de legumes em pequenos bastões. Com uma faca bem afiada, você tem que aparar as laterais dos legumes para deixar em um formato quadrado. Depois, cortar em pequenas fatias e então em bastões.
Chiffonade
Apesar do nome estranho, com certeza você já comeu folhas e alguns tipos de ervas com corte de chiffonade. Para atingir o corte, o ideal é empilhar as folhas uma em cima de outra, enrolá-las como um charuto e ir cortando em tiras de meio centímetro.
Noisette (ou parisiente)
Para fazer esse corte, você vai precisar de uma ferramenta especial: o boleador de aço inox. Ele se assemelha a uma colher de sorvete pequena e faz pequenas esferas dos vegetais. Seu uso mais comum é batatas, mas também frutas para drinks ou decoração.