Muita gente ainda torce o nariz para o fígado de boi, mesmo que a peça seja bastante popular na cozinha brasileira. Imagine então o que acontece com miúdos como cérebro de boi, língua de porco ou fígado de pato? Foi com essas e outras carnes que os competidores do MasterChef Profissionais se depararam na prova de eliminação desta terça-feira (10).
Entretanto, é possível preparar pratos muito saborosos com miúdos, como provou Cintia ao vencer a prova. Ela preparou iscas de fígado de porco com relish de maxixe e salada de feijão fradinho; polenta com ragu de coração de boi; e nhoque de passarinha com molho de tomates picante.
“Normalmente as pessoas não são muito acostumadas a comer pulmão, coração, fígado, rim”, comenta Henrique Fogaça em entrevista ao Band.com.br. “É uma prova muito difícil, mas um bom cozinheiro profissional tem que saber trabalhar com qualquer ingrediente.”
Para não errar na hora de preparar algum miúdo, Fogaça explica que é preciso 1) prestar atenção no ponto da peça, para que ela chegue à textura ideal e não fique nem crua, nem muito passada. Também 2) é fundamental investir nos temperos para deixar o prato ainda mais saboroso.
É importante deixar [os miúdos] um tempo com suco de limão ou um pouco de vinagre para tirar um pouco o cheiro. Ferva uma água com alho, limão, vinagre e gengibre. Depois, coloque o ingrediente nessa água quente para tirar esse cheiro forte e, depois, comece o processo.
Com essas dicas de ouro, você já pode tentar reproduzir uma das receitas campeãs de Cintia. Clique aqui e confira o passo a passo!