Como harmonizar drinks clássicos com pratos? Jurados do MasterChef dão dicas

Desafio da prova de eliminação foi criar receita que complementasse ou contrastasse de forma eficiente com bebida

Da Redação

Na prova de eliminação do MasterChef desta terça-feira (8), que resultou na saída de Gabriela P. do programa, os cozinheiros amadores tinham a missão de harmonizar um drink clássico com um prato. Mas afinal, como fazer isso de forma eficiente? Em conversa com Ana Paula Padrão, os jurados deram algumas dicas de possíveis receitas. 

Para uma caipirinha, por exemplo, Henrique Fogaça disse que prepararia um risoto. “Eu faria um risoto de abobrinha com limão. Separaria uma abobrinha e faria na frigideira com um pouco de melado de cana”, especificou o chef, destacando os sabores cítricos da mistura.

“Acho que eles deve ir para os clássicos também. A comida pode ser clássica, não precisa inventar. Por exemplo, o negroni com um penne all'Arrabiatta vai muito bem. O mojito vai bem com um feijão prato e carne moída e um pouquinho em cima. O bellini com um carpaccio de peixe”, elencou Erick Jacquin.

Logo no início da prova, Fogaça deu a dica mais importante: “O grande segredo dessa prova é que vocês [cozinheiros] vão ter duas formas de trabalhar. Ou fazer uma harmonização por contraste, onde os sabores são diferentes, mas se complementam, sem que um domine o outro. Ou por aproximação, que é uma extensão dos sabores”.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais