Se me pedissem para definir qual é o superpoder do MasterChef Brasil, sem pensar duas vezes diria que é a capacidade de transformação que o programa tem. E não apenas a expertise de se renovar ao longo dos anos, permanecendo atual, ou de mudar a vida de tanta gente. Aqui, ressalto a habilidade de transformar qualquer lugar em uma cozinha profissional.
Deseje algo e, por mais impossível que pareça, a produção fará acontecer. Há mais de três anos acompanhando tudo de perto, não foram poucas as vezes em que vi a equipe montar o estúdio em lugares que jamais imaginei. Foi assim na prova de Ilhabela (SP), em 2021, na Sala São Paulo, em 2023, e em Juiz de Fora (MG), no episódio que foi exibido na última terça-feira (17).
Não importa se há ou não energia elétrica por perto, se o ambiente é na praia, com o maior vento, ou na natureza, com insetos por todos os lados, o resultado do trabalho brilha os olhos e o processo é louvável.
Estrutura que impressiona
Na prova em Minas, a começar pela viagem, o trajeto já mostrava a grandiosidade da coisa. A maioria dos assentos disponíveis no avião eram da produção, o que despertou a curiosidade, inclusive, dos comissários de bordo. “Como assim vocês todos se conhecem?”, eles queriam saber. Isso sem falar a comoção, de alguns fãs, ao encontrarem pelo aeroporto os jurados e Ana Paula Padrão. Mais um dia normal? Que nada!
Já na cidade mineira, alguns hotéis foram mobilizados para receber a equipe. Havia, também, uma frota de veículos preparada para executar os trajetos necessários. Quando a maior parte do time chegou, tudo já estava organizado para a estadia. Isso porque outras pessoas já haviam feito visitas técnicas na cidade e estavam lá preparando cada detalhe. Naquela noite, parte da estrutura da prova também estava sendo preparada para o dia seguinte, como a tenda que recebeu a cozinha.
A partir de então, tudo virou uma maratona, como bem resumiu a diretora Marisa Mestiço em publicação nas redes sociais. Todo mundo estava envolvido, de alguma maneira, para fazer a coisa acontecer. Uma equipe enorme viajou de São Paulo para lá, mas muitos profissionais locais também participaram do processo, que aconteceu em dois ambientes dentro de uma indústria. No primeiro, os participantes descobriram sobre o funcionamento da prova e, no segundo, foram de fato para a execução.
Tempo na tela...
Cozinha pronta, equipamentos contados, utensílios limpos, mercado organizado e nem uma batata fora do lugar: foi a vez de Ana Paula Padrão anunciar o começo da prova. Com as gravações rolando, a mágica também começou. Várias câmeras a postos, cabos dançando para todos os lados e uma centena de pessoas em ação.
Em uma produção de TV, cada um tem uma responsabilidade, desde liberar o almoço dos que estão trabalhando até fazer com que os convidados entrem em cena no tempo correto. Ao todo, 200 funcionários da fábrica provaram as receitas do MasterChef. Foram cerca de 800 pratos e centenas de alimentos, como arroz, proteína, grãos, lácteos e carvão. Nada ficou de fora.
Na prova, os competidores sofreram para entregar todas as receitas em 2 horas e 30 minutos. A cozinha, literalmente, pegou fogo já que um dos preparos, de cada equipe, teve que ser feito na brasa. Havia, ainda, a pressão de, ao olhar para o lado, enxergar uma multidão esperando por comida. A pressão foi tanta que os dois times não conseguiram servir a quantidade necessária de refeições.
Acabou, só que não!
O desafio não foi totalmente cumprido, mas o entretenimento com certeza foi entregue. No fim do episódio, a vitória foi do time azul, liderado pela Rozana, teve gosto de derrotada, já que a maioria dos pratos recebeu críticas dos jurados.
Com câmeras desligadas, pratos entregues e resultado apurado, pensa que acabou? Que nada! Foi a vez de limpar a cozinha, encaixotar os ingredientes que sobraram, guardar tudo e entregar o espaço intacto, com caminhões fechados e a estrutura toda voltando para São Paulo.
Depois de horas dedicadas à prova externa, o desafio de eliminação ainda aguardava os competidores. E os episódios seguintes também. Ainda tem muito o que acontecer na temporada. Prepare o seu coração pois na próxima terça-feira (24) já tem formação do top 5. Não perca!