Parece receita de outro mundo, mas não é. Fazer um bom macaron pode ser mais fácil do que muita gente imagina. Um dos desafios do próximo episódio do MasterChef 10, o doce tem massa delicada e pode ser recheado com uma infinidade de misturas. Em entrevista ao Band.com.br, Juliana Andreazi, chef pâtissier e foodstylist, ensina uma receita prática e possível de reproduzir em casa em apenas 1 hora e 30 minutos.
E não para por aí! Segundo a especialista, a massa rende 20 unidades e o valor do preparo fica na média de R$ 30. Veja abaixo e passo a passo e anote todas as dicas!
Receita de Macaron
Ingredientes:
100 gramas de clara
125 gramas de açúcar refinado
125 gramas de açúcar impalpável
125 gramas de farinha de amêndoas
Corante alimentício em gel com a cor de sua preferência
Modo de preparo:
Leve as claras com o açúcar refinado para o banho-maria ou deixe em fogo médio até dissolver o açúcar, tomando cuidado para não aquecer demais. Transfira as claras e o açúcar já dissolvido para a batedeira e bata até esfriar. Adicione o corante em gel até atingir a cor desejada e faça a macaronage com os demais ingredientes secos peneirados. Vale lembrar que a macaronage é o processo de misturar vigorosamente todos os ingredientes até atingir uma mistura homogênea e fluída.
Transfira a massa do macaron para um saco de confeitar com um bico perlê. Sobre um tapete antiaderente, faça disco de aproximadamente 4 cm. Espere formar uma leve película e, em seguida, leve para assar no forno, a 130 graus, por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e destaque delicadamente do tapete antiaderente. Recheie com o sabor que desejar.
Atenção para as dicas de expert
1- Escolha bem a farinha
É muito importante utilizar uma farinha de amêndoas soltinha e peneirada.
2- Pese corretamente os ingredientes
Medidas corretas são a base de uma receita de sucesso.
3 – Faça o processo de macaronage com cuidado
Nele, você deve mexer vigorosamente a massa do macaron, deixando-a lisa e sem ar. A farinha de amêndoas vai naturalmente liberando gordura e deixando a massa mais mole. Com isso, é importante testar o ponto da massa durante o processo para que ela não fique mole demais. O ponto ideal é quando você “pinga” a massa e ela dá uma leve acomodada sobre o tapete antiaderente e fica bem lisinha em cima.
4 – Deixe a massa secar
Depois de pingar os discos de macaron, você deve deixá-los secar. Espere até que façam uma película na superficie, isso evita que a massa tenha rachaduras no forno. O ideal é tocar no macaron e ele não grudar nos dedos.
5- A temperatura do forno é tudo
Saber se seu forno está bem regulado é fundamenta. Se a temperatura estiver muito alta, os delicados macarons podem rachar. Já com a temperatura muito baixa ele não assa muito bem e não faz o famoso “pezinho”, aquela bordinha lateral. Um macaron bem assado é crocante por fora e macio por dentro. Anotou?