O clássico nunca sai de moda, não é mesmo? O ditado vale para o carbonara, tradicional massa italiana tema da prova de eliminação do MasterChef Brasil da última terça-feira (20). Apesar de levar poucos ingredientes, nem sempre é fácil acertar todos os processos que envolvem o prato.
Uma das coisas que precisam estar bem-feitas em um carbonara é a emulsão das gemas com o queijo, que deve envolver o espaguete com cremosidade. Jurado do MasterChef, Erick Jacquin conta o que deve ser levado em conta para que a massa fique perfeita.
"Precisa saber misturar a gema do ovo com água na proporção certa para não ser nem tão aguado e nem ter gosto de ovo", orienta o chef francês. Na mistura, vale usar a água do próprio cozimento da massa.
Jacquin explica também que é preciso ter cuidado na hora de temperar o prato, que geralmente leva somente pimenta-do-reino e sal como temperos. "Sem exagerar no sal, porque já tem a pancetta ou o bacon", alerta.
Pouco ortodoxo quando o assunto são massas italianas, Jacquin diz que está liberado acrescentar outros ingredientes que não constam na receita clássica, como o creme de leite. "Se quiser botar creme de leite, ponha creme de leite. Vai facilitar sua vida", afirma o jurado.
Confira abaixo os carbonaras que foram destaque no MasterChef: