Hoje é dia de MasterChef Brasil! O 12º episódio da temporada 2021 vai ao ar nesta terça-feira, 21, às 22h30. Você pode acompanhar tudo pela TV e também ao vivo pela internet. No site do programa e pelo aplicativo BandPlay. Clique aqui para assistir ao MasterChef online.
Assista ao spoiler do episódio
O que esperar do 12º episódio
Na primeira prova da temporada fora da cozinha mais disputada do país, os participantes vão encarar um desafio em equipe onde os capitães terão um papel fundamental. Divididos em três times, eles precisam reproduzir um prato criado pelos jurados Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça.
Eleitos os comandantes dos grupos, Ana (vermelho), Kelyn (amarelo) e Pedro (azul) ganham uma aula particular com os chefs direto de seus restaurantes: Maní, Président e Sal, respectivamente. Helena mostra o passo a passo de um arroz negro cozido no leite de castanha, banana da terra, brócolis, pasta e lâminas de castanha do Pará.
Enquanto isso, Jacquin traz um grande clássico que representa a gastronomia francesa: filé de linguado com flor de abobrinha recheada e emulsão de leite de coco aromatizado com mostarda dijon e coentro. Já Fogaça chega com um tentáculo de polvo grelhado, espaguete de tinta de lula com creme de azedinha e tomate confit.
De volta ao estúdio, os capitães terão de repassar aos companheiros todos os detalhes das receitas, desde o sabor ao empratamento, mas sem colocar a mão na massa. Após uma dinâmica inusitada, que deixa todo mundo em pânico, os competidores se esforçam para impressionar não só o paladar dos jurados como também o dos convidados especiais: Margareth Menezes e Leo Jaime, dois dos mais importantes nomes da história da música brasileira. O grupo que vencer, se salva da eliminação.
Os integrantes das duas equipes perdedoras ainda terão uma chance de escapar da berlinda em um desafio com massas ao pesto, que podem ser desde a tradicional, com manjericão, como de beterraba, coentro, nozes, rúcula ou tomate.
Na prova decisiva, os concorrentes serão desafiados a construir uma torre de quibe com cinco preparos obrigatórios: assado, cru, coalhada seca, tomate concassé e cebola crocante. A escolha dos temperos é essencial, assim como a consistência de todos os processos.
Após o tempo de cozinha, os jurados experimentam todas as versões e anunciam os destaques positivos, o vencedor e os autores dos três piores pratos. Um deles é salvo pelo mezanino e, na sequência, os chefs revelam o eliminado da noite.