Fogo na cozinha? Saiba evitar acidentes como o que aconteceu no MasterChef

Ao usar maçarico no MasterChef, Camila acabou se atrapalhando e incendiou o utensílio; bombeiro explica o que fazer em pequenos acidentes domésticos

Aline Naomi

A cozinha do MasterChef literalmente pegou fogo na última terça-feira (06). Durante a prova de eliminação com kebab, Camila incendiou o maçarico que estava usando e a equipe de segurança foi acionada. A bombeira atuou rapidamente colocando panos úmidos em cima do utensílio, apagando a chama. O momento deu um susto em todos os participantes.  

Não é comum ter maçarico em casa, mas é possível que outros utensílios, como as panelas, peguem fogo. Nesses casos, é importante tentar abafar o fogo com uma tampa ou com um pano úmido bem torcido, sem água pingando. Não se deve, em hipótese alguma, jogar água sobre a chama, principalmente em panelas que contenham óleo fervente.  

“A água vai entrar em contato com o óleo e fazer com que ele se espalhe pelo ambiente e possa espalhar o fogo para outros locais”, orienta Marcio Renzo, major do Corpo de Bombeiros por três décadas. Ao perceber que não consegue dominar a situação, desligue imediatamente o gás e chame os bombeiros através do número 193. 

Marcio também alerta para outro utensílio que pode causar acidentes na cozinha: as panelas de pressão. Caso ela esteja fazendo um barulho diferente do normal, a orientação é desligar o fogo e deixá-la descansando até que perca a pressão naturalmente. “Nunca tente abafá-la, manuseá-la ou colocá-la debaixo de uma torneira, porque ela pode, neste momento, explodir”, explica o especialista. 

Como evitar acidentes na cozinha? 

É aquele ditado: melhor prevenir do que remediar. A primeira orientação é manter os equipamentos de segurança em dia, como a mangueira e o registro do gás. Vale ressaltar que essas peças possuem data de validade e devem ser trocadas depois desse período. Também é importante fazer um teste de vedação para evitar vazamentos de gás. 

Outra orientação é tomar cuidado com roupas esvoaçantes ou adereços que possam entrar em contato com o fogo a qualquer descuido. Manter o piso em volta do fogão seco e não deixar as alças das panelas para fora também são maneiras simples, mas importantes, de evitar possíveis acidentes.  

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.