O camarão faz sucesso em várias receitas, como bobó, empadão e até frito, como petisco. Mas seu preparo costuma gerar algumas dúvidas. No segundo episódio do MasterChef+, que foi ao ar na terça-feira, 22, o participante Astro recebeu ajuda de Helena Rizzo para limpar o fruto do mar da forma correta.
Será que faz mal para a saúde comer camarão sem limpá-lo?
Segundo a nutricionista clínica e esportiva Renata Pigliasco Branco, o camarão tem duas tripas, uma em cima e outra embaixo. E é na de cima onde ficam os restos de ovas e fezes. As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo.
No geral, o camarão é um alimento rico em proteína, ômega 3 e fibras, mas essas partes que normalmente são retiradas também contêm cádmio, um metal tóxico para o nosso organismo se consumido em excesso. “Isso em um uso contínuo pode levar toxicidade e prejudicar rins e fígado”, explica.
Vale dizer que uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2010, mostra que as partes do camarão que costumam ir para o lixo, que são a cabeça, a casca e a cauda, são justamente as mais ricas em proteína, ácidos graxos e ômega 3, nutrientes fundamentais para a saúde do coração.“ Enquanto a carne tem 1% do óleo contendo ácidos gordos, o resíduo, em geral descartado, tem 5%, sendo que, deste, 25% é representado pelo ômega 3”, aposta o levantamento feito pela engenheira química Andrea Del Pilar Sánchez Camargo e desenvolvido na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA).
“Existe uma substância muito benéfica que é retirada desses rejeitos dos crustáceos, que é a quitosana, ela tem efeito no intestino delgado. Ajuda na formação de gel solúvel que altera a absorção do colesterol e glicose no organismo, além de aumentar a saciedade”, explica Renata.
Como limpar o camarão
Assim como Astro, muita gente não se atenta a limpar o camarão da maneira correta. Para não errar mais, a nutricionista explica que é só pegar a pontinha da faca, uma tesoura pequena ou um palito de dente para tirar as tripas. Em seguida, basta lavar o crustáceo com água corrente. Sim, dá um trabalhinho. Por isso, a opção mais simples, que costuma sair um pouco mais cara, ainda é pedir para que o camarão já venha limpo no mercado, peixaria ou barraca de feira.