Cláudio e Suyan são os últimos eliminados do MasterChef+

Dupla saiu do MasterChef+ na prova de eliminação da semifinal, em que precisaram entregar um bolo recheado aos jurados; confira as entrevistas exclusivas

Aline Naomi

Foi por pouco, mas não foi desta vez! Claudio e Suyan chegaram à semifinal do MasterChef+, mas deixaram a competição no episódio desta terça-feira (19). Na derradeira prova de eliminação, valendo vaga na final da edição, os competidores tiveram que entregar um bolo recheado aos jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça.  

O primeiro desafio da noite também não foi nem um pouco fácil: em um bingo, os participantes sortearam carnes exóticas para cozinhar. Claudio ficou com o avestruz; Monica com o siri-mole; Cida com a rã; Maria do Carmo com a enguia; Eduardo com o jacaré; e Suyan com o coelho.  

"A idade está na cabeça" 

Nenhuma das provas do episódio foram fáceis para Claudio. Na primeira, mesmo começando com vantagem por ter ganhado a última prova, ele sorteou o avestruz, uma das proteínas mais difíceis do bingo. Além disso, ele foi duramente criticado pelos chefs por ter usado cogumelos em conserva, e não in natura, em seu prato.  

Já na prova de eliminação, ele encarou uma receita com a qual não está habituado: bolo recheado. Mas, apesar de ter deixado a competição, Claudio celebra o fato de ter conseguido entregar um bolo. "Como eu nunca fiz, eu me surpreendi", comenta o eliminado em entrevista exclusiva ao Band.com.br.  

Claudio não chegou à final do MasterChef+, mas o balanço de sua participação no programa é positivo. "Estou feliz de ter chegado até essa semifinal, feliz mesmo", afirma com tranquilidade. "Poxa, chegar aos 65 anos e poder produzir, estar ativo, isso me deixa muito orgulhoso." 

Para o cozinheiro, a experiência de participar do talent show foi intensa. "Eu tinha receio da pressão, da correria e, de fato, só quem participa sabe o quanto é corrido, o quanto é tenso o negócio. Não é fácil não", analisa. "É uma competição séria, é uma competição difícil, mas é muito gratificante participar disso", celebra.  

De volta para casa, o ex-participante vai seguir cozinhando e, quem sabe, produzir algo para vender. Ideias não faltam, e a idade não vai ser impeditivo para os planos futuros. "Existe um preconceito da sociedade em relação à terceira idade. Acham que a gente não produz mais nada, e nós estamos aqui", analisa. "Não tem idade, a idade está na cabeça. Se você achar que você pode fazer, faça. Por que não?" 

Fora da zona de conforto 

Ao ser perguntada sobre como se sente com a eliminação do MasterChef+, Suyan surpreende e responde: "Aliviada". Calma, ela explica. "A coisa é tão intensa, é tão desafiadora que, como em qualquer desafio, tu acaba gerando um estresse muito alto", diz em entrevista ao Band.com.br. "É um alívio, acabou a pressão. Agora eu vou voltar a cozinhar na minha vibe." 

Apesar do desafio do MasterChef+, Suyan se sente muito grata pela trajetória que fez no programa. "Foi uma experiência fora de tudo que eu poderia pensar, foi muito interessante. Trouxe uma riqueza para mim grande de ver que, com 64 anos, a gente pode fazer coisas fora da nossa zona de conforto", analisa.  

Uma delas foi cozinhar com um coelho na primeira prova da semifinal. "Eu peguei o mais fácil, mas eu passei o tempo inteiro enxergando um coelhinho branco", lamenta. Ela diz que se sentiu péssima e acredita que isso a atrapalhou na prova. "Você passa essa tristeza, essa dor, para dentro do prato. Eu sabia que não ia sair de jeito nenhum." 

Já o bolo recheado da prova de eliminação trouxe memórias boas para Suyan. "Minha filha que é a doceira de casa, então eu fiz o bolo dela", comenta. "Eu estava confiante, embora fizesse uns 30 anos que eu não fazia bolo, porque minha filha é quem faz em casa." 

Inclusive, um dos objetivos de Suyan, com sua saída do MasterChef, é aproveitar o talento da filha na confeitaria e ajudá-la a abrir seu próprio negócio. "Esse MasterChef, para mim, me ensinou muitas lições do que fazer, então é pegar, aprimorar isso e continuar trabalhando", finaliza. Boa sorte! 

O que rolou na semifinal do MasterChef+? 

Bingo das carnes exóticas 

Chegamos à semifinal da 2ª temporada do MasterChef+! Na primeira prova, os cozinheiros encararam um bingo de carnes exóticas. Vencedor da primeira prova, Claudio foi o primeiro a sortear sua proteína e escolheu a próxima pessoa, que foi a Mônica. Ela, por sua vez, escolheu o próximo jogador, e assim sucessivamente.  

Cida foi a primeira finalista com uma rã empanada acompanhada de molho de limão. Maria do Carmo também chegou à final ao fazer a carne da enguia enrolada em folhas de alface. As duas cozinheiras foram muito elogiadas e subiram ao mezanino.  

Fica, vai ter bolo! 

Na prova de eliminação, o desafio foi fazer um bolo recheado. Os cozinheiros podiam ousar no sabor, no tamanho e no formato da sobremesa, contanto que agradassem aos jurados. Apesar da correria, todos conseguiram entregar seus bolos. Claudio e Suyan, no entanto, não se saíram bem e deixaram o jogo.  

Monica fez o bolo de sua festa de 15 anos e foi elogiada. Seu prato estava fofinho e o recheio de limão agradou os chefs. Já Eduardo estreou no universo dos bolos e acertou em cheio. Os dois venceram a prova, se tornando finalistas. A final será em duplas: Cida e Monica disputarão o troféu do MasterChef+ com Eduardo e Maria do Carmo. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.