Masterchef

Eliminada do MasterChef, Cintia quer ser inspiração: "Voz para várias mulheres"

Após eliminação do MasterChef Profissionais 2023, Cintia comentou sua trajetória no programa; confira entrevista exclusiva ao Band.com.br

Aline Naomi

Mais um episódio do MasterChef Profissionais e, infelizmente, mais uma eliminação: foi a vez de Cintia se despedir do programa nesta terça-feira (17). Na segunda prova da noite, os competidores fizeram um embutido com peixes e frutos do mar e tiveram que apresentá-lo em um prato. Cintia acabou se atrapalhando com os processos e o trabalho dela desagradou Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo.  

Apesar da frustração de deixar o MasterChef sem o prêmio em mãos, Cintia confessa que não está tão triste com sua saída. "Fui eliminada em uma prova técnica com um ingrediente que eu nem conhecia. Já fiz linguiça de algumas coisas, mas nunca tinha feito uma linguiça de peixe", justifica em entrevista exclusiva ao Band.com.br

Cintia foi para a eliminação após o time vermelho, liderado por ela, perder a prova externa em Minas Gerais. Nela, os competidores precisaram servir 200 trabalhadores de uma usina com um prato principal e uma sobremesa. Depois de uma prova caótica, a comida de sua equipe foi mal avaliada e recebeu menos votos, sem contar que o grupo deixou de servir um número significativos de pratos.  

Já na prova de eliminação, além de ter seu prato mal avaliado, Cintia foi criticada por ter se atrapalhado com os processos da receita. Em certo momento, ela chegou a reutilizar ingredientes que já havia descartado. Helena Rizzo apontou que isso foi pouco profissional da parte dela. "Me senti muito envergonhada. Peço desculpa para as nutricionistas que estão me vendo", diz a ex-participante arrependida. "Aqui, na hora do desespero, a gente acaba fazendo coisas que são incontroláveis." 

"Uma voz para várias mulheres" 

Cinta se mostra muito direta e certa de seus propósitos, mas admite que o MasterChef mexeu muito com suas emoções. "O jogo também tem que ser mental e psicológico", observa. Ainda assim, ela acredita que deixou sua marca no programa. "Só de ter participado desses episódios e ter sido uma voz tão diferente, tão destoante, já me sinto vitoriosa", declara.  

"Não tenho formação gastronômica, não venho de escolas renomadas. Sou de família de trabalhadores, sou mina de ocupação, militante política. Acho que eu cheguei até longe."  


Para ela, sua participação também terá impacto no público que a acompanhou e, sobretudo, identificou-se com ela. "Eu sou uma voz para várias mulheres que vão estar me assistindo em casa, mulheres pretas iguais a mim, e vão falar: 'Olha lá uma mina que nunca entrou numa faculdade de gastronomia e chegou na metade do programa", visualiza a cozinheira. 

O que rolou no 5º episódio do MasterChef Profissionais? 

Partiu Minas Gerais? 

Chegou a hora de ter um desafio fora da cozinha do MasterChef! Em Juiz de Fora (MG), os competidores se dividiram em duas equipes e cada uma delas teve que servir 200 trabalhadores com um prato principal e uma sobremesa. Pelo menos um dos processos de cada receita deveria ser feito na brasa. 

Para ajudá-los nessa tarefa, ex-participantes mineiros foram convocados para a prova: Dielen e Luma (10ª temporada), Bruno e Larissa (9ª temporada) e Helton (6ª temporada). Cintia, vencedora da última prova, foi a líder do time vermelho e escolheu Rozana para liderar o time azul.  

O time azul, com Franklin, Vinicius e Yuri, acabou recebendo mais votos do que a equipe concorrente e venceu a disputa. Ainda assim, ambos os grupos tiveram os pratos bastante criticados pelos jurados.  

Embutidos do mar 

De volta à cozinha do MasterChef, Rozana teve que escolher uma das pessoas de sua equipe e mandá-la para a prova de eliminação. Por estratégia, a mineira escolheu Vinicius para ficar na berlinda, e ele cozinhou ao lado de Bárbara, Cintia e Moisés, do time vermelho. Para se manter na competição, os participantes precisaram fazer um embutido com peixes e frutos do mar e apresentá-lo em um prato.  

Vinicius conseguiu escapar da eliminação e apresentou o melhor trabalho da noite, ganhando a prova. Bárbara também foi destaque positivo e subiu ao mezanino com o colega. Já Cintia e Moisés fizeram os piores trabalhos da noite, e a cozinheira foi eliminada.