Você sabe qual é a origem do churros? O doce, que apareceu no MasterChef da última terça-feira, 7, é, segundo Helena Rizzo, uma receita típica da Espanha e de Portugal. Ao comentar a história do prato, a jurada deixou o público curioso. Na internet, alguns fãs do programa acreditavam que a sobremesa era, na verdade, uma invenção dos mexicanos.
Grande parte da confusão pode ser explicada pelo seriado “Chaves”. Em um dos episódios, Seu Madruga e Dona Florinda se tornam sócios de uma barraquinha de churros. Enquanto ela prepara a receita, o vizinho é o vendedor.
Tamanha foi a relação criada entre a história e o doce que, até hoje, o nome de Dona Florida aparece como assunto relacionado ao churros nos principais sites de busca, como o Google.
O churros nasceu na Europa?
Com casquinha crocante, coberta por açúcar, massa saborosa e recheios diversos, o churros é popular em diversos países e, no Brasil, pode ser encontrado em feiras, barraquinhas de rua e até confeitarias. O mérito do desenvolvimento da receita, no entanto, tem origem ibérica, região onde fica Portugal e Espanha.
De acordo com o livro “The World Best Brunches” (em tradução livre, “Os melhores brunches do mundo”), foram os espanhóis que criaram o prato. Segundo a publicação, do guia Lonely Planet, há muitos anos, no alto das montanhas, pastores de ovelhas e cabras, que não tinham muita comida, decidiram preparar uma massa com farinha e água para fritar.
Aos poucos, o costume foi se desenvolvendo e ganhou popularidade. Lá, o churros é produzido e consumido de forma maciça, enquanto no Brasil ganhou recheio, cobertura, granulado e o que mais o cliente desejar.
Os portugueses contestam a afirmação da Espanha e alegam que trouxeram a receita da China e sempre comeram o bolinho salgado polvilhado com canela e açúcar.