Chuchu doce? Prato do MasterChef agrada Jacquin: "Colocaria no meu restaurante"

Juliana Nicoli fez uma versão de arroz doce com chuchu e surpreendeu os jurados na 6ª temporada do MasterChef; relembre e veja a receita

Da redação, com MasterChef

Muitas vezes, o chuchu é tido como sem graça por não ter um sabor marcante. Entretanto, o legume pode surpreender não só em pratos salgados, mas doces. Foi o que mostrou Juliana Nicoli na 6ª temporada do MasterChef Brasil. Em uma prova, a cozinheira amadora fez uma releitura do arroz doce e usou o vegetal como ingrediente base.  

"Eu sei que hoje é oito ou oitenta: ou eles vão amar ou eles vão me matar", disse Juliana na ocasião. Erick Jacquin foi o primeiro a avaliar o prato e o experimentou várias vezes. Em seguida, o chef francês elogiou o trabalho da cozinheira. "Eu gostei muito da sua sobremesa. Parabéns pela criatividade, me surpreendeu muito", declarou. 

Henrique Fogaça chamou a atenção para o uso do cravo-da-índia e do cardamomo, mas também exaltou o prato. "Foi muito bem pensada. Ela não é doce, ela é bem equilibrada. Interessante", disse o jurado.  

Antes de terminar a avaliação do prato de Juliana, Jacquin ainda acrescentou que faria um doce como o dela em um de seus restaurantes. "Essa receita aí eu colocaria no meu restaurante. Com um sorvete de tapioca", sugeriu o chef. No fim, Juliana acabou levando a melhor e venceu a prova. 

Quer saber o passo a passo do chuchu doce? Confira a receita abaixo: 

Ingredientes 

5 unidades de chuchu 

1 litro de leite integral ou vegetal 

200 gramas de açúcar 

3 unidades de gema 

15 grãos de cardamomo 

10 grãos de cravo-da-índia 

1 fava de baunilha 

50 gramas de castanha-de-caju triturada 

1 unidade(s) de limão-taiti 

Modo de preparo 

Retire a casca dos chuchus e corte em quatro partes, eliminando o miolo branco. Fatie os chuchus em tiras de 5 a 8cm e reserve. Ferva o leite com a baunilha, os cravos e os cardamomos (apenas as sementes). Aguarde ferver e, então, acrescente o chuchu ralado (guarde um pouco para o final).  

Em um bowl separado, bata as gemas com açúcar até incorporar e começar a esbranquiçar. Quando o leite estiver fervendo com chuchu, acrescente o ovo com o açúcar batido aos poucos e experimente para dosar o doce e o sabor. Deixe reduzir e engrossar e leve à geladeira.  

Enquanto isso, prepare os chuchus restantes. Leve-os a uma frigideira sem nada e coloque açúcar aos poucos. Acrescente uma colher de chá do suco do limão e mexa até ficar cítrico e adocicado. Para servir, coloque em tigelas o chuchu doce, salpique castanhas-de-caju (na hora, para que se mantenham crocantes) e o chuchu refogado no centro.  

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.