O quinto episódio do MasterChef Brasil, que foi ao ar na noite de terça-feira (3), mexeu com as emoções — e a fome — do público. Os participantes tiveram que provar que sabem fazer um bom churrasco e ainda cozinharam na companhia dos cantores sertanejos Fabiano, da dupla com César Menotti, e Naiara Azevedo. Que responsabilidade, hein? Eles se dividiram em três equipes capitaneadas por José Sergio (time azul), André (time vermelho) e Tiago (time amarelo).
Já na prova de eliminação, os competidores foram desafiados a reproduzir um prato de ninguém menos que Henrique Fogaça. Inspirado pelo Dia dos Pais, o jurado trouxe uma receita especial de filé de robalo com purê de cará, azeite de coentro, vinagrete de banana e bacon. O que o chef de cozinha não esperava era uma surpresa de seu pai no estúdio.
Veja mais destaques e saiba quem foi o eliminado do episódio:
Churrasco de porterhouse
Os participantes não prepararam qualquer carne no churrasco MasterChef Brasil. As equipes tiveram que cozinhar com porterhouse, um corte nobre de carne que tem a alcatra, filé mignon e contrafilé na mesma peça. A dificuldade de prepará-la na brasa é grande por ter pontos diferentes de cocção.
Escolha dos times
Campeão da prova do croque monsieur, José Sergio ganhou o direito de escolher o seu time para a prova do churrasco. O participante foi estratégico e convocou Heitor, Renato, Ana Paula, Luiz e Pedro para o grupo azul. As outras equipes foram definidas na sorte.
Comida no chão
A bagunça tomou conta da cozinha vermelha e o capitão André até deixou uma peça de carne cair no chão. O cozinheiro consultou os companheiros sobre o que fazer com o porterhouse sujo, e ele lavou o alimento e colocou a carne de volta na brasa. A decisão não foi unânime dentro do grupo — Amanda sugeriu o descarte da peça.
Cantoria no MasterChef
Cozinha também é lugar de música! Fabiano e Naiara acompanharam a prova do churrasco, deram uma "palinha", e os jurados também soltaram a voz, viu?! Olha só o talento de Helena Rizzo:
Carne e sobremesa
A equipe amarela, liderada por Tiago, surpreendeu ao servir, além do porterhouse e dos acompanhamentos, uma sobremesa tradicional dos churrascos brasileiros: banana na brasa. O doce conquistou os jurados e os convidados, e o time venceu a primeira prova do episódio.
Nova chance
Os integrantes dos times azul e vermelho ganharam mais uma oportunidade de escapar da prova de eliminação, e tiveram que preparar um dos cortes do contra filé na churrasqueira. Veja:
Ajuda VIP
E não é que Fabiano e Naiara entraram na competição para ajudar os competidores na missão de fazer uma carne excelente? O cantor foi para o time azul e a cantora ficou com o grupo vermelho.
Volta por cima
O time azul se superou e serviu um bife ancho com molho picante que surpreendeu os jurados. Os cozinheiros adotaram a estratégia da equipe amarela e incluíram uma sobremesa no menu. A cartola fez a diferença e levou o grupo à vitória da prova.
Prova de eliminação
A emoção do Dia dos Pais deu o tom da prova de eliminação. Os participantes receberam a missão de replicar um prato especial do chef Fogaça: filé de robalo com purê de cará, azeite de coentro, vinagrete de banana e bacon.
Emoção no programa
O que Fogaça não esperava era uma surpresa de seu pai, João Fogaça, no estúdio do MasterChef. Todos foram às lágrimas com o momento emocionante e cheio de afeto. Confira:
Vitória de Isabella
A atriz se deu bem, mais uma vez, na prova com peixe. Ela dedicou sua vitória ao pai de criação e ao pai biológico, o ex-nadador Fernando Scherer.
Valeu, Antonio!
Helena e Antonio não agradaram na prova especial e ficaram sob o risco de sair da competição. Mas os jurados optaram por eliminar Antonio, que fez um prato pequeno e mal-apresentado. A jornalista, que é muito amiga do estudante, se emocionou com a decisão e o acompanhou até a porta.