Carbonara, cacio e pepe e alfredo: qual é a diferença entre clássicos italianos?

Participantes encaram massas na prova de eliminação do 13º episódio do MasterChef

Da Redação

Clássicos da gastronomia italiana são tema do MasterChef
Envato Elements/Divulgação/Elvis Fernandes/Montagem

No MasterChef desta terça-feira (20), os competidores que não se livrarem da prova de eliminação precisarão encarar um desafio em rounds. Eles terão de preparar três clássicos da gastronomia italiana: carbonara, cacio e pepe e macarrão alfredo. Mas afinal, quais são as diferenças entre estes três pratos? Confira abaixo:

Cacio e Pepe

Uma massa extremamente simples, mas muito saborosa, é típica da região de Lazio. A tradução de seu nome é “queijo e pimenta”, e consiste em um macarrão tonnarelli ou espaguete acompanhado de queijo pecorino e pimenta-preta.

Macarrão Alfredo

O macarrão alfredo, mais conhecido como fettuccine alfredo, é um prato feito com massa fettuccine acompanhada de queijo parmesão e manteiga. Aqui, o queijo derrete para emulsificar os líquidos. O nome do prato vem de Alfredo Di Lelio, que criou a receita em 1908 e foi dono de restaurantes em Roma no século XX. 

Carbonara

Conhecido como spaghetti alla carbonara, este prato nasceu em Roma e leva ovos, queijo parmesão, queijo pecorino, toucinho, pimenta-preta e manteiga. Existem diversas versões da receita e muitas delas levam também natas na mistura. A lenda é que seu nome surgiu porque o prato era muito apreciado por preparadores de carvão vegetal.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.