Campeão do MasterChef 3, Leo Young é dono de restaurante japonês badalado e bomba nas redes sociais

O chef de cozinha conta como trocou o mercado financeiro pela gastronomia e revela "receita" que o fez alcançar 760 mil seguidores

Amanda Caroline

Chef de cozinha é dono de restaurante japonês Reprodução/Instagram @leo_young_
Chef de cozinha é dono de restaurante japonês
Reprodução/Instagram @leo_young_

"Esse troféu é pesado, tenho que honrá-lo", diz Leo Young sobre o prêmio do MasterChef, sua primeira grande conquista na gastronomia. O título de campeão da terceira temporada do programa deu a ele, em 2016, a coragem para transformar o hobby favorito em profissão. Formado em administração de empresas, o paulista de 35 anos percebeu que não gostava mais da ideia de trabalhar no mercado financeiro "vestindo terno e gravata", como ele mesmo detalha. "O MasterChef deu uma guinada na minha vida e passei a trabalhar com o que eu amo", afirma. Hoje, a lista de conquistas do Leo é extensa e seu próprio restaurante é uma delas.

Young é chef-executivo e sócio do badalado Tatá Sushi desde 2018. Descendente de chineses e apaixonado pela culinária asiática, ele não pensou duas vezes antes de comandar um restaurante japonês, mas garante que suou para ter seu espaço na cena gastronômica da cidade. "Não foi fácil. Demorei um ano e meio para fazer o meu restaurante bombar", relembra. "Hoje, consigo agradar todos os tipos de clientes, do tradicional ao moderno. É um restaurante diferenciado, com identidade", completa.

O restaurante é quase tão famoso quanto o dono na internet. Mas é difícil competir com Leo, que acumula 760 mil fãs no Instagram e é o campeão do MasterChef com o maior número de seguidores na rede social. Incansável, ele concilia o trabalho à frente do próprio negócio com a carreira de influenciador digital. 

Sucesso na internet

Leo faz sucesso com vídeos em que ensina receitas de forma prática. Sua marca-registrada é a narração do modo de preparo dos pratos com a voz tranquila, o que atrai muitos cozinheiros amadores. 

Meu maior objetivo é tentar descomplicar as receitas. Percebi que o público gosta do que é simples, é o que dá certo. Tento deixar as receitas acessíveis e isso me aproxima das pessoas.


Não à toa, a publicação em que Leo mostra o passo a passo de um ovo mexido cremoso viralizou na internet. Olha só:

Além de compartilhar suas melhores receitas, o campeão do MasterChef também fatura nas redes sociais como garoto-propaganda de marcas de alimentos.

Aprendizados do MasterChef

O desafio mais assustador que enfrentou na competição rendeu um conselho da ex-jurada Paola Carosella que Young leva para a vida. Ele, que não tem tanto gosto pela confeitaria, fez o sorvete de baunilha perfeito em uma prova de eliminação. O momento em que a chef de cozinha avaliou a sobremesa é inesquecível para o campeão.

"A Paola falou: 'o chef de cozinha só pode inovar se realmente sabe fazer os clássicos'. E isso tem a ver com uma coisa que o chef Henrique Fogaça sempre fala: 'menos é mais'. São conselhos que eu levo para a minha vida inteira. 

Relembre a cena:

Cinco anos depois de se consagrar campeão do MasterChef, Leo Young conta quer crescer ainda mais. "O que eu mais quero é me consolidar como chef de cozinha e replicar a receita de sucesso do Tatá Sushi. Meu maior desejo é ter restaurantes em outras capitais, expandir para fora de São Paulo", revela. E também agradece ao programa por tê-lo permitido viver um verdadeiro clichê. "Tem aquela frase: 'trabalhe com o que gosta e nunca terá que trabalhar'. É meio clichê, mas é verdade. É muito gostoso e um privilégio trabalhar com o que eu amo", finaliza.

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