Dona do restaurante Afeto, em Brasília (DF), Bárbara — ou Babi, para os mais chegados — conseguiu mostrar que a cozinha afetiva podia ser refinada ao se tornar campeã da 5ª temporada do MasterChef Profissionais. Agora, ela tem uma nova ambição: levar sua culinária a mais pessoas e adoçar suas vidas.
Assim nasceu a Caramelou, novo empreendimento da chef focado em pudins. "É a sobremesa que meu pai mais gosta e sempre fez parte da minha relação à mesa", conta Babi em entrevista exclusiva ao Band.com.br. "Embora seja uma coisa simples, tecnicamente ele não é fácil."
Babi revela que a base da receita usada na Caramelou é de sua mãe, que, para ela, faz a sobremesa muito bem. Ela descreve que o pudim da marca é aquele lisinho, sem furinhos, com o dulçor equilibrado, para que não seja enjoativo. "Estudando, fomos encontrando fórmulas e vendo como gostávamos mais", explica.
Pudim à mesa
Quem costuma fazer o pudim nas festas de família? Provavelmente sua mãe, sua avó ou uma tia. A ideia de Babi foi possibilitar que essa sobremesa, tão conhecida, estivesse presente na mesa de pessoas mais jovens e não se perdesse através das gerações. "Vamos trabalhar com essa relação de ser fácil, de ser acessível", pontua.
Além do sabor tradicional, a Caramelou vai trazer mais cinco sabores de pudins. Entre eles estão coco, paçoca e baru. Babi conta também que quis usar os ingredientes que encontra no cerrado que a cerca. "Faz com que as pessoas olhem para onde eu estou de uma maneira diferente, valorizando o que está aqui do meu lado", afirma.
Para Babi, o pudim tem que ser assim: lisinho e com um sabor marcante e equilibrado. "Além do sabor intenso e do uso de bons ingredientes, ele vai ter essa textura lisa, que é corretamente técnica, e que vai trazer elementos que no paladar é ainda mais agradável", detalha.
A Caramelou terá 15 pontos de venda por Brasília, atendendo, dessa forma, todos os cantos da região. Mas o sonho, claro, é chegar a mais lugares. "Queremos estar no Brasil inteiro, mas antes disso queremos ter propriedade e seriedade para falar que temos um bom produto", pondera a chef.
Novas oportunidades
O novo empreendimento de Babi é uma das várias realizações que ela teve após se consagrar campeã do MasterChef. "Tenho colhido muitas coisas boas, tanto de reconhecimento pessoal quanto profissional", declara. "Estou realizando um monte de sonhos."
Com o dinheiro do prêmio, ela está reformando sua casa e investindo no Afeto, que quintuplicou o número de clientes. "Ele vive cheio, tem fila de espera, a gente alcança pessoas de fora de Brasília", comemora Babi. "O prêmio deu espaço para essas novas oportunidades."
Os sonhos, no entanto, não param por aí. Professora, Babi ainda quer desenvolver um projeto social em que a educação seja um pilar. Mas ela sabe que tudo é um processo que exige paciência e discernimento. "Eu não posso construir qualquer coisa. As pessoas acreditaram no meu talento, validaram o meu trabalho", reflete.
"Tenho que honrar com esse compromisso de formar não só profissionais da cozinha, mas pessoas melhores, porque precisamos que esse tipo de coisa chegue em diferentes lugares. É perpetuar toda a credibilidade e o carinho que as pessoas colocaram em mim."
Para ela, o MasterChef foi, sem dúvidas, um divisor de águas em sua vida profissional e pessoal. "Pode ser daqui a 10 anos, mas vai sempre ter um pedacinho desse prêmio que vai estar sendo investido e potencializado para outros projetos", garante a chef.