Béarnaise, Périgueux e mais: Conheça molhos clássicos mostrados no MasterChef

Participantes serão desafiados a preparar molhos clássicos no terceiro episódio do programa, que vai ao ar na terça-feira (30).

Da redação

Participantes enfrentam desafio com molhos no MasterChef. Melissa Haidar/Band
Participantes enfrentam desafio com molhos no MasterChef.
Melissa Haidar/Band

Os participantes da 9ª temporada do MasterChef terão de mostrar conhecimento de molhos clássicos da gastronomia no terceiro episódio do programa, que vai ao ar na próxima terça-feira (31). Será que você, fã de MasterChef, se daria bem na prova de molhos?

Para mandar bem na cozinha, é essencial conhecer os molhos clássicos, mas alguns, por serem menos comuns, acabam complicando a vida de qualquer um -- seja no estúdio do programa ou mesmo na cozinha de casa.

A seguir, o Band.com.br mostra sete molhos do próximo episódio do MasterChef para você também aumentar os seus conhecimentos culinários:

Molho de Chocolate


O molho é à base de vinho tinto, pimentas e bacon. O chocolate dá cremosidade à receita. Campeã do MasterChef, Isabella Scherer ensina a preparar carne com molho de chocolate:

Molho de Mostarda

O molho pode ser feito de muitas formas. A versão com mel é bastante comum e agrada aos paladares mais exigentes e pode ser servido, por exemplo, com salada ou mesmo com uma proteína.
 

Molho Choron

  1. Clássico da cozinha francesa, ele pode ser servido com grelhados como peixe, frango ou carne. É um molho derivado do béarnaise, considerado o “filho” do molho holandês. O Choron leva ingredientes como ovos, vinho branco, pimenta-do-reino, manteiga, além de tempêros. 

     

Molho Périgueux

Outro clássico da culinária francesa, o Périgueux é uma redução de vinho branco com um roux louro, sendo que é adicionado a ele trufas em cubos.

Molho Gorgonzola

É elaborado com uma base de queijo tipo gorgonzola, creme de leite e alho, sendo um molho tecnicamente simples de ser feito. Pode ser servido para acompanhar pães e carnes. 

Molho Béarnaise

É feito com uma base de gemas e vai muito bem com carnes. A receita leva vinagre de vinho branco, manteiga, limão, vinho branco seco, sal e pimenta a gosto. No molho original também vai uma erva chamada estragão, mas que não é facilmente encontrada em todas as regiões no Brasil. O tempero pode ser substituído, por exemplo, por vinagreira.

Molho Poivre

Para acompanhar esse molho clássico francês, uma boa pedida é servi-lo com carne. O cozinheiro e ex-MasterChef Raul já ensinou como fazer esse prato de dar água na boca! 

Mais notícias

Carregar mais