Entre as metas mais comuns do ano novo está a de emagrecer. Mas, para quem gosta de comer e não abre mão de uma boa experiência gastronômica, esse objetivo parece muito fora de alcance. Será mesmo? André Serra, ex-participante da 8ª temporada do MasterChef Brasil, garante que é possível, sim, perder peso comendo de tudo.
Em entrevista exclusiva ao Band.com.br, André conta que perdeu 80 kg com a reeducação alimentar. Tudo começou antes mesmo do MasterChef, quando descobriu que estava pré-diabético. "Foi o primeiro problema de saúde que eu tive por causa do peso e me assustou bastante. Tenho um avô que é cego por causa da diabetes", desabafa.
Ainda assim, o plano de emagrecer foi colocado em prática somente depois do MasterChef. Foi quando André se consultou com um médico e uma nutricionista. "Os dois me deram uma relaxada e disseram: 'Cara, esquece esse negócio de [dieta] low carb e cetogênica. É a quantidade de calorias'. Isso mudou minha vida", relembra.
Reeducação alimentar é a chave
André revela que sempre encontrou dificuldade em manter dietas alimentares restritivas. "Gosto de comer coisa boa e não gosto de me sentir preso nessas dietas", declara. "Ficar passando vontade um dia, dois dias, beleza. Agora, ficar 90 dias passando vontade é muito difícil. Por isso que minhas dietas não duravam mais do que dois, três meses. Eu perdia 30kg nesses meses, mas depois voltava tudo."
Para ele, a chave do seu emagrecimento foi remodelar a forma como ele se alimentava e encarava a comida, e não retirar completamente alguns alimentos considerados os "vilões" do peso. "O fato de eu não ter restringido nada tirou aquela compulsão de comer", pontua.
Principais estratégias de emagrecimento
André também começou a pesar sua comida, mesmo que não tenha sido orientado a fazer isso. Dessa forma, ele conseguiu saber a quantidade de comida que o deixa satisfeito para não exagerar nas refeições. "Você desenvolve uma noção do quanto você está comendo", afirma. "Às vezes, você está comendo o dobro do que você comeria e nem percebe."
Emagrecer comendo o que você gosta
André, que faz questão de sair para comer em restaurantes, também começou a tomar decisões mais conscientes fora de casa. Caso um dos pratos pedidos seja mais gorduroso, ele escolhe um acompanhamento mais light. "Se eu vou com a minha namorada em uma hamburgueria, a gente não pede batata. Eu peço um picles, algo assim", exemplifica.
No caso de o restaurante servir porções muito grandes, outra dica é pedir apenas metade do prato. "Eu peço [o prato] e mando servir só metade e peço para embrulhar a outra metade para viagem. Isso evita que você coma mais do que deveria", aconselha.
O mesmo vale para a sobremesa. "A galera morre de medo [do doce], mas eu como duas vezes por semana", revela André. Nos restaurantes, vale a regra de controlar a porção a ser consumida. "Sempre que eu estou com mais gente, eu divido", explica. "Eu não preciso comer um balde. Só um pouquinho já mata a minha vontade."
Mudança de hábito
Além da dieta, André transformou sua rotina de atividades físicas. Atualmente, ele faz exercícios aeróbicos sete vezes por semana e pratica musculação cinco dias. Entretanto, ele explica que isso não aconteceu de uma hora para outra. "A disciplina que eu tenho eu fui construindo. Hoje, eu pedalo na rua por três horas, 40km, e volto de boa, mas eu comecei fazendo 20 minutos de caminhada no parque", relembra.
O processo de emagrecimento de André tem gerado não somente uma mudança estética, mas de estilo de vida. Além de ter mais disposição no dia a dia, ele sente que está mais confiante. André também celebra as mensagens que recebe dos seguidores que se inspiram em seus conteúdos para começarem, eles mesmos, suas jornadas pessoais.
E para quem começou o ano com a meta de emagrecer, André tem um recado: "Se você quer emagrecer, comece, porque é um negócio que vale muito a pena. E pega leve, se respeita, respeita o seu gosto e não cai em conversa de internet de fazer coisa maluca, muito restritiva. Faz um negócio relaxado e deixa o tempo passar."